Protocolo de Atendimento Psicológico em Saúde Orientado para o Problema

  • Virginia Turra Hospital Universitário de Brasília
  • Fabrício Fernandes Almeida Hospital Universitário de Brasília
  • Fernanda Nascimento Pereira Doca Hospital Universitário de Brasília
  • Áderson Luiz Costa Junior Universidade de Brasília
Palavras-chave: Psicologia médica, guia de prática clínica, hospitalização.

Resumo

O desenvolvimento sistematizado da atuação do Psicólogo na área da saúde em hospitais organiza e potencializa uma visibilidade do papel deste psicólogo junto às equipes com quem atua. Este artigo objetiva apresentar um Protocolo de Atendimento Psicológico, elaborado metodologicamente em cinco etapas: (1) levantamento das demandas; (2) elaboração de instrumento de entrevista; (3) confecção de banco de dados; (4) estabelecimento da Rotina de Atuação; e (5) revisão periódica do protocolo. Como resultado, o protocolo estruturou-se em seis eixos: (a) identificação; (b) suporte social; (c) enfrentamento; (d) compreensão do quadro de saúde; (e) exame do estado mental; e (f) dor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Turra, Hospital Universitário de Brasília
Virgínia Turra é Psicóloga (HUB/UnB). Mestre em Psicologia Clínica. Doutoranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB).
Fabrício Fernandes Almeida, Hospital Universitário de Brasília
Fabrício Fernandes Almeida é Psicólogo (HUB/UnB). Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB).
Fernanda Nascimento Pereira Doca, Hospital Universitário de Brasília
Fernanda Nascimento Pereira Doca é Psicóloga (HUB/UnB). Mestre e Doutoranda em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB).
Áderson Luiz Costa Junior, Universidade de Brasília
Áderson Luiz Costa Junior é Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Pós-Doutor em Psicologia da Saúde (UNICAMP).
Publicado
2012-12-05
Como Citar
Turra, V., Almeida, F. F., Doca, F. N. P., & Costa Junior, Áderson L. (2012). Protocolo de Atendimento Psicológico em Saúde Orientado para o Problema. Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10625
Seção
Artigos