Gestão dos Corpos nas Mídias Contemporâneas: Os Universitários em Pauta

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elí Terezinha Henn Fabris Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Universitários, gestão dos corpos, governamentalidade, neoliberalismo.

Resumo

O artigo examina os modos pelos quais nas mídias contemporâneas faz-se possível visibilizar estratégias de gestão dos corpos dos sujeitos universitários. Toma-se como ponto de partida uma pesquisa que analisou o Caderno Vestibular/ ZH, suplemento publicado semanalmente pelo jornal Zero Hora (RS) endereçado aos sujeitos em preparação para o ingresso na universidade. Teoricamente a pesquisa aproxima-se dos estudos do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo aqueles centrados no conceito de governamentalidade. Analiticamente apontamos que, sob a grade do neoliberalismo americano, os sujeitos universitários são interpelados a administrar seus corpos, tornando-os produtivos para o sucesso em sua vida pessoal e profissional, fazendo com que o eixo dessa gestão opere mais próximo do controle e da regulação do que da disciplina. Enfim, apontamos que a construção de um universitário de sucesso passa pela gestão de seu corpo, um corpo regulado e controlado para competir livre e individualmente nos fluxos neoliberais do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Unisinos. Professor Adjunto na Área de Fundamentos da Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Elí Terezinha Henn Fabris, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

da Silva, R. R. D., & Fabris, E. T. H. (2012). Gestão dos Corpos nas Mídias Contemporâneas: Os Universitários em Pauta. Psico, 44(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10553

Edição

Seção

Artigos