Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA

Autores

  • Angélica Amanda Campos Seixas Universidade Federal do Tocantins
  • Bianca Becker Universidade Federal da Bahia
  • Ilka Dias Bichara Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Brincadeira, contexto sociocultural, reprodução interpretativa, cultura de pares.

Resumo

A brincadeira é reconhecida como prática que possui estreitas relações com o contexto sociocultural em que se manifesta. Este estudo objetivou analisar as inter-relações entre brincadeira e cultura por meio dos aspectos de Reprodução Interpretativa e da Cultura de Pares presentes nos episódios de brincadeira de rua observados entre grupos de crianças e adolescentes da Ilha dos Frades, comunidade não urbana pesqueira pertencente ao município de Salvador - BA. Tratou-se de um estudo descritivo, cujo procedimento de coleta de dados foi a observação naturalista do comportamento. Os dados foram analisados qualitativamente a partir de categorias empíricas. Os resultados indicam a presença de elementos de Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nas brincadeiras, tais como, temática local do papel do marinheiro e culto a Yemanjá e presença de zombarias nas brincadeiras. Discutem-se como tais elementos propiciam a participação da criança na construção da cultura maior através da brincadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Amanda Campos Seixas, Universidade Federal do Tocantins

Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFBA Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de Geografia.

Bianca Becker, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, mestranda em Psicologia do Desenvolvimento - Universidade Federal da Bahia - UFBA bolsista dedicação exclusiva

Ilka Dias Bichara, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia - USP Professora Adjunta Instituto de Psicologia - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Psicologia do Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Seixas, A. A. C., Becker, B., & Bichara, I. D. (2012). Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA. Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10260

Edição

Seção

Artigos