Psicologia e publicidade: velhos e novos encontros

Autores

  • Inês Hennigen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ângelo Brandelli Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6327

Palavras-chave:

Psicologia, publicidade, modos de subjetivação

Resumo

A escassez de discussão e de proposição de novas perspectivas para a interface psicologia/publicidade foi o mote para o trabalho teórico, prático e ético junto ao que chamamos de operadores do consumo, sistematizado em um projeto acadêmico. Neste escrito, buscamos discutir, com base na psicologia social contemporânea, questões pertinentes a essa interface levantadas ao longo do projeto. Questionamos o estatuto da comunicação na publicidade e a sua possibilidade de comunicar algo outro, de forma diversa e com outros efeitos. As análises apontaram para um distanciamento da publicidade das concepções recentes de comunicação e a necessidade do campo contemplar os sujeitos sociais tendo em vista a crescente criação de outros modos de vida.

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Biografia do Autor

Inês Hennigen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ângelo Brandelli Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Como Citar

Hennigen, I., & Costa, Ângelo B. (2009). Psicologia e publicidade: velhos e novos encontros. Revista FAMECOS, 16(40), 117–123. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6327

Edição

Seção

Representações na Contemporaneidade