Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação

Autores

  • Luiz Artur Ferraretto Universidade de Caxias do Sul
  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8185

Palavras-chave:

Convergência, economia política da comunicação, rádio

Resumo

O artigo traz questões relacionadas às novas lógicas de produção, distribuição e consumo de conteúdos radiofônicos em um ambiente de convergência midiática. A expansão do rádio rumo às plataformas digitais reconfigura as práticas comunicacionais, acelerando a concentração empresarial, mas também permitindo o surgimento de novos atores – notadamente, do setor de telecomunicações. Analisa-se, portanto, o novo lugar do rádio, indústria cultural que hesita entre as ondas eletromagnéticas e a multiplicidade de oferta de conteúdos e de canais de difusão do novo mundo digital. Estuda-se, aqui, o chamado rádio comercial, discutido em quatro âmbitos: 1) tecnológico; 2) empresarial; 3) profissional e 4) de conteúdos.

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Biografia do Autor

Luiz Artur Ferraretto, Universidade de Caxias do Sul

Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

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Como Citar

Ferraretto, L. A., & Kischinhevsky, M. (2011). Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista FAMECOS, 17(3), 173–180. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8185

Edição

Seção

Cultura e Mediação