Telenovela: da Gata Borralheira à Cinderella Midiática

Autores

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3064

Palavras-chave:

Comunicação, telenovela, mídia

Resumo

Análise da cobertura feita pelos meios impressos sobre telenovelas, programas populares diariamente divulgados por redes de televisão no Brasil. Os resultados confirmam a hipótese de legitimidade social deste formato ficcional de TV, rejeitado inicialmente pelas elites culturais do país. Através de estratégias de definição de agenda, as indústrias culturais ganharam reconhecimento dos papéis de prestígio e estimularam a participação de fãs de TV no debate de questões públicas.

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Biografia do Autor

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em comunicação. Professor titular de Jornalismo, Diretor Científico da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Professor da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Marques de Melo, J. (2008). Telenovela: da Gata Borralheira à Cinderella Midiática. Revista FAMECOS, 7(12), 23–43. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3064

Edição

Seção

Televisão