“Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração

Autores

  • Silvia Borges Correa ESPM Rio

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26897

Palavras-chave:

Televisão, Lifestyle media, Etnografia de tela

Resumo

Na última década, a televisão por assinatura no Brasil passou a exibir uma gama de programas relacionados ao universo da casa. São programas, nacionais e estrangeiros, que veiculam não somente determinadas formas de morar e de decorar uma casa, mas que divulgam estilos de vida. Essas produções televisivas fazem parte daquilo que Bell & Hollows (2005) classificaram como lifestyle media. Partindo do levantamento dos programas exibidos na TV por assinatura foi possível construir duas categorias de programas: os “realities de transformação” e os “documentais”. Tratou-se de analisar, através da etnografia de tela, um “reality de transformação” em particular: o Decora, produção brasileira sobre reforma e decoração. Em Decora, os aspectos de conflito, constitutivos dos “realities de transformação”, estão na essência da produção, pois o conflito entre a família e a casa é aquilo que leva os participantes a se inscreverem no programa e a demandarem a reforma, mas, diferentes de outros realities, o conflito não se estende à relação apresentador-participante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AME-A OU DEIXE-A (LOVE IT OR LIST IT). Hillary Farr; David Visentin. Toronto: Discovery Home & Health, 05 abr. 2015, 21h. 42 min.

AO ESTILO DE CANDICE (CANDICE TELLS ALL). Candice Olson. Toronto: Discovery Home & Health, 04 maio 2015, 15h55. 30 min.

BELL, David; HOLLOWS, Joanne. Making sense of ordinary lifestyles. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 1 – 18, 2005.

BONNER, Fraces. Whose lifestyle is it anyway? In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press / McGraw-Hill International, p. 35 – 46, 2005.

CADA COISA EM SEU LUGAR (CLEAN HOUSE). Niecy Nash. Los Angeles: Discovery Home & Health, 12 mar. 2015, 19h50. 38 min.

CASA BRASILEIRA. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 9 fev. 2015, 23h. 22 min.

DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

________. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

DECORA. Marcelo Rosenbaum. São Paulo: GNT, 19 maio 2015, 22h. 46 min.

DESIGN DIVINO (DIVINE DESIGN). Candice Olsen. Toronto: Discovery Home & Health, 20 maio 2015, 13h50. 30 min.

DESIGN ORIGINAL (HOME BY NOVOGRATZ). Courtney Novogratz; Robert Novogrataz. Nova Iorque: Fox Life, 21 maio 2015, 23h15. 22 min.

DESIGN STAR (HGVT DESIGN STAR). David Bromstad. Los Angeles: Fox Life, 07 maio 2015, 22h15. 42 min.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. 1: Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

HOLLIDAY, Ruth. Home truths? In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International p. 65 – 81, 2005.

IRMÃOS À OBRA (PROPERTY BROTHERS). Jonathan Scott; Drew Scott. Vancouver: Discovery Home & Health, 16 mar. 2015, 22h20. 42 min.

IRMÃOS À OBRA – COMPRA E VENDA (PROPERTY BROTHERS). Jonathan Scott; Drew Scott. Vancouver: Discovery Home & Health, 14 maio 2015, 22h20. 42 min.

LÁ FORA. Bel Lobo. Rio de Janeiro: GNT, 5 fev. 2015, 22h30. 22 min.

MILLER, Daniel (Ed.). Home possessions: material culture behind closed doors. Oxford: Berg, 2001.

________. The comfort of things. Cambridge: Polity Press, 2012.

________. Trecos, troços e coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MINHA NOVA CASA VELHA (THE BLOCK). Scott Cam; Shelley Craft. Melborne: Fox Life. 12 maio 2015, 22h. 42 min.

MORAR. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 12 abr. 2015, 23h. 22 min.

MORAR MUNDO. Alberto Renault. Rio de Janeiro: GNT, 17 mai. 2015, 23h. 22 min.

OPERAÇÃO DESIGN COM ANTONIO BALLATORE (THE ANTONIO TREATMENT). Antonio Ballatore. Los Angeles: Fox Life, 2 abr. 2015, 23h. 42 min.

O`SULLIVAN, Tim. From television lifestyle to lifestyle television. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 21 – 34, 2005.

PROPRIETÁRIOS DE PRIMEIRA VIAGEM (PROPERTY VIRGINS). Egypt Sherrod. Atlanta: Fox Life, 08 abr. 2015, 19h. 23 min.

REFORMA RELÂMPAGO (HOUSE CRASHERS). Josh Temple. Los Angeles: Discovery Home & Health, 09 mar. 2015, 15h30. 20 min.

REFORMAS SEM CUSTO (ALL FOR NOTHING?). Paul Rushforth. Toronto: GNT, 2 mar. 2015, 17h. 41 min.

RIAL, Carmen. Antropologia e mídia: breve panorama das teorias de comunicação. Antropologia em primeira mão. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina. n. 1, 2004.

SANTA AJUDA. Micaela Góes. Rio de Janeiro: GNT, 10 fev. 2015, 21h. 21 min.

TAYLOR, L. It was beautiful before you changed it all. Class, taste and the transformative aesthetics of the garden lifestyle media. In: BELL, David; HOLLOWS, Joanne (Ed.). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead: Open University Press/McGraw-Hill International, p. 113 – 127, 2005.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Correa, S. B. (2018). “Um cômodo para decorar e uma boa história para contar”: análise de programas sobre decoração. Revista FAMECOS, 25(1), ID26897. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26897

Edição

Seção

Televisão