Antropologia da mídia: um campo em construção no Brasil e em Portugal

Autores

  • Sonia Ferreira Instituto Universitário de Lisboa
  • Isabel Travancas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15729

Palavras-chave:

Antropologia, Comunicação, Mídia

Resumo

Este trabalho busca discutir as contribuições da antropologia para o estudo e a pesquisa sobre os meios de comunicação no Brasil e em Portugal. As ciências sociais em geral e a Antropologia em particular só recentemente têm refletido de forma mais sistemática sobre os meios de comunicação de massa. Eles não foram, ao longo das últimas décadas, um tema privilegiado e assunto de dissertações e teses de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social tanto no Brasil quanto em Portugal. Pretende-se apresentar um panorama dos trabalhos mais significativos neste campo nos dois países, discutindo seus objetos, seus eixos temáticos, suas referências teóricas e práticas metodológicas. A ideia é estabelecer uma análise comparativa sobre a construção desse campo nos dois países, observando seus pontos de contato e suas distinções.

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Biografia do Autor

Sonia Ferreira, Instituto Universitário de Lisboa

Investigadora integrada ao CRIA. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal. Investigadora visitante URMIS – Paris VII (desde 2012).

Isabel Travancas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Ferreira, S., & Travancas, I. (2014). Antropologia da mídia: um campo em construção no Brasil e em Portugal. Revista FAMECOS, 21(2), 622–646. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.2.15729

Edição

Seção

Jornalismo