O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima

Autores

  • João Freire Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10379

Palavras-chave:

Autoestima, jornalismo de autoajuda, subjetividade

Resumo

Devido a uma série de contingências, a noção de autoestima foi assimilada, a partir dos anos 1960, por movimentos sociais, correntes terapêuticas, pedagogos, autores e grupos de autoajuda; na década de 1990, alcançou a grande mídia. Neste artigo, examino a manifestação do culto à autoestima no âmbito do “jornalismo de autoajuda” – mais um produto massivo em que a prospecção da subjetividade se converte em projeto gerencial, voltado para a obtenção de ganhos imediatos em matéria de adaptação social e de ascendência profissional. A partir da análise da reportagem de capa “Eu, meu melhor amigo” (Veja, 04/07/2007), procuro discernir as implicações das diretrizes sobre como devemos agir – em nosso íntimo e na vida social – para sermos dignos de usufruir o “poder da autoestima”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor assistente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AUBERT, Nicole. Hyperformance et combustion de soi. Études, v. 405, p. 339- 351, 2006.

AULETE, C. Dicionário Caldas Aulete da língua portuguesa. Rio de Janeiro: L&PM, 2009.

BORBA, Francisco S. (org.).Dicionário UNESP do português contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2004.

BRANDEN, Nathaniel. Como aumentar sua auto-estima. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

BURKE, Peter ; CAST, Alicia D. A theory of self-esteem. Social Forces, v. 80, 2002.

BUSHMAN, Brad J. et al. Sweets, sex, or self-esteem?Comparing the value of self-esteem boosts with other pleasant rewards. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-6494.2010.00712.x/pdf

CRUIKSHANK, Barbara. The will to empower: democratic citizens and other subjects. Londres: Cornell University Press, 1999.

EHRENBERG, Alain. Le culte de la performance. Paris: Calmann-Lévy, 1991.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: O Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FLAUBERT, Gustave. Dicionário das ideias feitas. São Paulo: Nova Alexandria, 2009.

FREIRE FILHO, João. Fazendo pessoas felizes: o poder moral dos relatos midiáticos. In: XIX Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Rio de Janeiro: 2010a.

______. (Org.). Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010b.

ISS A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objectiva, 2001.

ISTOÉ. ed. 2078, set. 2009.

McGRAW, Phillip C. Seja você mesmo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2004.

McKAY, Matthew; FANNING, Patrick. Autoestima: como está a sua?. São Paulo: Vida & Consciência, 2010.

MRUK, Christopher. Self-esteemresearch, theory, and practice. Nova Iorque: Springer, 2006.

O’BRIEN, Edward. J. et al. Self-esteem, psychopathology, and psychotherapy. In: KERNIS. Michael (ed.). Self-esteem issues and answers, p. 306-315. Nova Iorque: Psychology Press, 2006.

PASINI, Willy. A autoestima. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

RHODEWALT, Frederick; TRAGAKIS, Michael Self-esteem and self-regulation.Psychological Inquiry, v. 14, n. 1, p. 66-70, 2003.

ROSE, Nikolas. Governing the soul.Londres: FreeAssociation Books, 1999.

______. Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 2, p. 155-164, 2008.

SHAKESPEARE, William. The complete worksof William Shakespeare. Ware, Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2007.

VEJA. ano 40, n. 26, ed. 2015, 2007.

______. ano 37, n. 10, ed. 1844, 2004a.

______. ano 37, n. 26, ed. 1860, 2004b.

______. ano 30, n. 45, ed. 1521, 1997.

______. ano 29, n. 4, ed. 1428, 1996.

______. ano 27, n. 19, ed. 1339 1994a.

______. ano 27, n. 49, ed. 1369, 1994b

Downloads

Como Citar

Filho, J. F. (2011). O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima. Revista FAMECOS, 18(3), 717–745. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10379