Ensaios sobre Metodologia do Ensino Superior: com a voz o estudante

Autores

  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21588

Resumo

Os ensaios desta edição da revista eletrônica Educação Por Escrito são frutos de uma vivência experienciada em sala de aula, na disciplina de Metodologia do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação. Esta disciplina é aberta no programa para todos os alunos das mais variadas Unidades e tipos de formação da Universidade (PUCRS), o que transformou nossa convivência num produtivo e interessante diálogo interdisciplinar em que as experiências de uns enriqueciam a construção de saberes de outros. Nesse sentido, centrou-se as
discussões e estudos em referenciais que circunscrevem a gestão de uma sala de aula na educação superior em diálogo com a experiência profissional docente, contribuindo para o aperfeiçoamento da docência universitária e para o desenvolvimento da identidade profissional do professor. Consequência deste processo desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2015, foi o espaço de reflexão sobre Ser Professor no Ensino Superior na contemporaneidade, contemplando o compromisso da educação superior com a formação humana e profissional e com a construção de uma sociedade justa e solidária. A produção escrita dos alunos desta turma representa uma forma peculiar de cada um narrar o processo educativo em contextos de ensino superior e, ao fazê-lo, narrarem-se a si mesmos numa perspectiva de docentes universitários. Com satisfação de ter sido professora deles, recomendo esta leitura para deleite e fruição...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Côrte Vitória, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professorora do PPGEDU/PUCRS.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Vitória, M. I. C. (2015). Ensaios sobre Metodologia do Ensino Superior: com a voz o estudante. Educação Por Escrito, 6(2), 379–419. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21588

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>