E-book no Ensino de Tecnologia Educacional: uma investigação sobre o uso de Apps na produção escrita

Autores

  • Débora Valletta PUCRS; UNIFEI; MACKENZIE; UNINOVE; UNIB.

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.20887

Palavras-chave:

E-book. Produção escrita. Aplicativos. Gadgets. Tablets.

Resumo

O presente artigo analisa e discute as potencialidades de uso dos aplicativos (Apps) disponíveis para tablets que propiciaram o desenvolvimento cognitivo e tecnológico a partir de um projeto de escrita digital com as crianças da Educação Básica. O estudo é de cunho qualitativo, exploratório e classifica-se como estudo de caso. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a observação e o questionário semiestruturado. Verificou-se que os Apps são selecionados por uma rigorosa avaliação, e acredita-se que esses recursos didáticos tecnológicos podem ser uma alternativa para produzir ilustrações e textos que envolvam temas abordados nos projetos pedagógicos que exigem das crianças habilidades relacionadas à criatividade, capacidade de tomar decisões adequadas, colaboração, comunicação e o pensamento crítico. Neste âmbito, são analisados parte dos achados que constam nos feedbacks diários, após a aplicação da sequência didática desenvolvida pelo setor de Tecnologia Educacional (TE), responsáveis por planejar, organizar, aplicar e acompanhar os projetos pedagógicos que envolvem o campo entre a Tecnologia e Educação.

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Publicado

2015-08-15

Como Citar

Valletta, D. (2015). E-book no Ensino de Tecnologia Educacional: uma investigação sobre o uso de Apps na produção escrita. Educação Por Escrito, 6(2), 278–292. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.20887