Guia de Orientações Didáticas para tablets: tessituras do Design Instrucional

Autores

  • Debora Valletta Faculdade Murialdo; Colégio Farroupilha.
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19798

Palavras-chave:

Aplicativos para Tablets. Design Instrucional. Guia de Orientações Didáticas. Formação Continuada de Professores.

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa relacionada à seleção de aplicativos (programas/ Apps) para tablets, que foram incorporados no guia de orientações didáticas sob à luz da metodologia do Design Instrucional. O estudo teve como objetivo analisar a matriz curricular e documentos oficiais do MEC de modo a contemplar o uso de tecnologias móveis e ubíqua, a apoiar os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, levando em consideração o contexto da cibercultura. A metodologia da pesquisa envolveu um estudo de caso, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, o questionário e a observação participante. Ao final deste estudo evidenciou-se o entendimento da proposta implementada para o uso de tablets na Educação durante a formação continuada de professores.

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Publicado

2015-08-15

Como Citar

Valletta, D., & Giraffa, L. M. M. (2015). Guia de Orientações Didáticas para tablets: tessituras do Design Instrucional. Educação Por Escrito, 6(2), 238–254. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.19798