Justiça Restaurativa na Escola - Estado do Conhecimento

Autores

  • Ana Paula Araújo

Resumo

Este artigo é um estudo do Estado do Conhecimento sobre a implementação de práticas restaurativas na resolução de conflitos e prevenção à violência nas escolas brasileiras. Ele foi feito a partir de uma análise de conteúdo das teses e dissertações defendidas entre 2009 e 2011 nos Programas de Pós- Graduação e visa esclarecer as perspectivas sob as quais o assunto vem sendo estudado, comunicar os principais resultados dessas pesquisas e analisá-las com o intuito de delinear lacunas existentes na produção científica que poderão nortear futuros estudos. Através desse artigo percebeu-se que a aproximação da Justiça Restaurativa com a Escola fez com que alguns professores transformassem suas posturas e opiniões frente à gestão de conflitos. Mas apontou também que ainda existem muitos desafios a serem superados na formação de professores e no processo de implementação das práticas restaurativas nas escolas para que uma contribuição mais significativa na pacificação de conflitos seja alcançada.

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Biografia do Autor

Ana Paula Araújo

Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Doutoranda da Faculdade de Educação da PUCRS

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

Araújo, A. P. (2013). Justiça Restaurativa na Escola - Estado do Conhecimento. Educação Por Escrito, 4(1), 76–90. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/12877

Edição

Seção

Artigos