A Tutoria e o Tutor nos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Parceiras da Universidade Aberta do Brasil

  • Francisnaine Priscila Martins de Oliveira UNESP - Campus de Presidente Prudente
  • Claudia Maria Lima UNESP - campus de Presidente Prudente

Resumo

Com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a educação a distância se consolida como parte dos instrumentos de execução das políticas docentes de formação de professores da educação básica no Brasil. O tutor e a tutoria se constituem como elementos essenciais dos novos modelos de formação docente a distância e carecem de ser devidamente investigados. No presente texto, propomos uma reflexão acerca da tutoria e do tutor tomando como referência dados parciais da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido sobre os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES parceiras da UAB e sobre como e em que condições o tutor desses cursos vem desenvolvendo sua profissionalidade como um agente da formação. Apresentamos uma análise parcial dos Editais de Seleção de Tutores no que se refere ao perfil do tutor, concentrando-nos nos requisitos de seleção e nas funções que lhe são atribuídas. Os dados analisados indicam que o tutor vem compartilhando de responsabilidades docentes pela formação, mas as condições de trabalho e vínculo institucional que lhe são conferidas na política da UAB são incompatíveis com as funções que assume no processo de formação. A legislação vigente não estabelece parâmetros claros e precisos para definir a função tutorial e o mesmo parece acontecer no tocante aos marcos institucionais da tutoria nas IES parceiras. Contudo, se o tutor é um professor, isso exige repensar a forma como tem sido encarado na política da UAB. Afinal, estamos tratando daqueles que compartilham da responsabilidade pela formação de professores da educação básica.

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Biografia do Autor

Francisnaine Priscila Martins de Oliveira, UNESP - Campus de Presidente Prudente
Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2004); Mestre em Educação pela UNESP - campus de Presidente Prudente (2008-2010); Doutoranda em Educação pela UNESP - campus de Presidente Prudente (2010-2014); Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Claudia Maria Lima, UNESP - campus de Presidente Prudente
Doutora em Psicologia (PUC-Campinas/SP) Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente.
Publicado
2012-07-24
Como Citar
Martins de Oliveira, F. P., & Lima, C. M. (2012). A Tutoria e o Tutor nos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Parceiras da Universidade Aberta do Brasil. Educação Por Escrito, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11237
Seção
Artigos