Professor pesquisador: perspectivas e desafios

  • Claudionei Lucimar Gengnagel Universidade de Passo Fundo
  • Darciel Pasinato

Resumo

O artigo que se apresenta irá discutir a origem, a formação e os desafios que se apresentam para o professor pesquisador, dando ênfase na sua prática tanto na escola como no ensino superior. Para uma melhor organização da pesquisa, optou-se em dividi-la em três capítulos. O primeiro trata da origem e das principais características do docente pesquisador. O segundo capítulo refere-se a formação acadêmica desse profissional e no último se discute os desafios e as perspectivas no meio acadêmico frente as novas exigências que se apresentam. Percebe-se diante disso tudo, que o professor é um agente de sua própria formação e de seu aprender a ensinar, tornando-o, assim, necessariamente um pesquisador da sua área do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudionei Lucimar Gengnagel, Universidade de Passo Fundo
Mestrando em Educação - UPF
Darciel Pasinato
Mestrando em Educação - UPF
Publicado
2012-07-24
Como Citar
Gengnagel, C. L., & Pasinato, D. (2012). Professor pesquisador: perspectivas e desafios. Educação Por Escrito, 3(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11208
Seção
Artigos