Um personagem da memória campo-bonense? O emblemático pastor Klingelhoeffer, soldado farroupilha

  • José Edimar Souza UNISINOS
Palavras-chave: 1)Imigração Alemã – 2)Protestantismo – 3)Revolução Farroupilha 4)Pastor Farrapo.

Resumo

A presente pesquisa analisa os motivos que teriam levado um “cura de almas” a empunhar armas contra o Império. Friedrich Christian Klinglhoeffer, popularmente conhecido como Pastor Farrapo, com seu envolvimento na Revolução Farroupilha se transforma em pastor mártir da causa republicana no Rio Grande do Sul. Na busca das justificativas deste fato avalia-se a situação política da Europa (Alemanha) no século XIX, bem como o Brasil e o Rio Grande do Sul à época da imigração de Klingelhoeffer. Neste contexto, se desenvolve a trajetória e importante participação de Klingellhoeffer na Revolução Farroupilha e, principalmente, no desenvolvimento de Campo Bom e para o progresso do Vale dos Sinos. Palavras-chave: Imigração Alemã – Protestantismo – Revolução Farroupilha – Pastor Farrapo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar Souza, UNISINOS
Professor, Graduado em História, Especialista em Gestão da Educação, Psicopedagogo Clínico e Institucional. Mestrando em Educação na UNISINOS.
Publicado
2011-08-01
Como Citar
Souza, J. E. (2011). Um personagem da memória campo-bonense? O emblemático pastor Klingelhoeffer, soldado farroupilha. Oficina Do Historiador, 3(2), 31-44. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/9033
Seção
Artigos