Escola Histórica, Paradigma, Matriz Disciplinar - três conceitos para a Teoria da História

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Ciências Humanas, Paradigma, Matriz Disciplinar. Escola Histórica

Resumo

Este artigo busca discutir as possibilidades de aplicação, para a História, dos conceitos de “escola histórica”, “paradigma” e “matriz disciplinar” – aqui considerados como três noções que colaboram para a constituição das identidades teóricas dos historiadores. É discutido, em um primeiro momento, o conceito de “Escola Histórica”. Na sequência, são discutidas as clássicas definições e abordagens propostas por Thomas Kuhn para os conceitos de paradigma e matriz disciplinar, no ensaio A Estrutura das Revoluções Científicas (1962). Em um segundo momento, é discutida a necessidade de adaptações do conceito no âmbito das Ciências Humanas, considerando que ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia e a Geografia são multiparadigmáticas. A articulação entre os conceitos de “Matriz Disciplinar” e “Paradigmas” pode ser apresentada como uma alternativa teórica interessante. O exemplo da História é trazido para ilustrar uma situação que pode ser estendidas às outras ciências humanas. Palavras-chave: Ciências Humanas; Paradigma; Matriz Disciplinar. Escola Histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Posé D’Assunção Barros é Historiador e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na qual desenvolve pesquisas na área de História Cultural. No Ensino de História, tem se especializado nas áreas de Metodologia, Teoria e Historiografia, História Cultural e História Política, e tem escrito livros e artigos relacionados a estes campos. Entre suas obras mais recentes destacam-se os livros O Campo da História (Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2007) e A Construção Social da Cor (Petrópolis: Vozes, 2007). O currículo completo pode ser examinado em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4775874Y6&tipo=completo
Publicado
2011-08-01
Como Citar
Barros, J. D. (2011). Escola Histórica, Paradigma, Matriz Disciplinar - três conceitos para a Teoria da História. Oficina Do Historiador, 3(2), 1-18. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/8141
Seção
Artigos