GHOST IN THE SHELL (1995)
O FUTURO COMO POSSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3748.2021.1.39616Palavras-chave:
cinema, cibercultura, animação japonesaResumo
O artigo propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pelas novas tecnologias na história e na animação, as quais trabalham com e fala sobre estas novas tecnologias. As chaves de análise perpassam, também, os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme é a imagem de possibilidades.
Downloads
Referências
AMARAL, Adriana. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: GRUNNEWALD, José Lino. A ideia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
HAYLES, Katherine. How we became posthuman. Chicago: University of Chicago Press, 1999. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226321394.001.0001
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Thomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
KIM, Joon Ho. Cibernética, ciborgues e ciberespaço: notas sobre as origens da cibernética e sua reinvenção cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 199-219, jan./jun. 2004. https://doi.org/10.1590/S0104-71832004000100009
LAMARRE, Thomas. The anime machine: a media theory of animation. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2009.
LE GUIN, Ursula K. The carrier bag theory of fiction. In: LE GUIN, Ursula K. Dancing at the edge of the world. Grove Press, 1986.
GHOST In The Shell. Direção: Oshii Mamoru. Produção: I.G., Companhia Bandai, Kondasha. Flashstar Home Video, c1995, 82 minutos. Roteiro: Kazunori Ito. Baseado no mangá de mesmo nome escrito por Shirow Masamune.
OKANO, Mitchiko. Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume; FAPESP; Fundação Japão, 2012.
ORTIZ, Renato. O próximo e o distante: Japão e modernidade mundo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
SHIN, Hyewon. Voice and vision in Oshii Mamoru’s Ghost in The Shell: beyond Cartesian optics. SAGE Animation, mar. 2011. https://doi.org/10.1177/1746847710391506
YAMADA, Arthur Yoshihiro Junqueira Garcia. Ciborgues e pós-humanismo: analisando Ghost In The Shell (1995) de Mamoru Oshii. Monografia apresentada junto ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2015.
TZE-YUE, G. Hu. Frames of anime culture and image-building. Hong Kong University Press, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Oficina do Historiador
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.