Educação patrimonial e reelaboração simbólica em processos de patrimonialização cultural: a situação de Antônio Prado, RS

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriel Claro da Rosa Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3748.2017.1.21841

Palavras-chave:

Educação patrimonial. Patrimonialização. Identidade.

Resumo

O artigo pretende elaborar um diagnóstico sociológico sobre os usos da cultura e da patrimonialização cultural na sociedade contemporânea. A partir de estudo teórico e de uma análise situacional, almeja discutir as relações entre educação patrimonial, processos identitários e reelaboração das demarcações simbólicas tomando como elemento reflexivo a situação do tombamento histórico realizado em Antônio Prado, RS, no final da década de 1980, e seus desdobramentos pedagógicos e sociais na atualidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Gabriel Claro da Rosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Ciências Sociais

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

Dias da Silva, R. M., & Rosa, G. C. da. (2018). Educação patrimonial e reelaboração simbólica em processos de patrimonialização cultural: a situação de Antônio Prado, RS. Oficina Do Historiador, 10(1), 163–182. https://doi.org/10.15448/2178-3748.2017.1.21841