HISTÓRIA E MEMÓRIA NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE PASSO FUNDO EM 1927

  • Eduardo Roberto Jordão Knack PUCRS
Palavras-chave: História. Memória. Comemoração. Escrita. Passo Fundo.

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar uma discussão teórica sobre as relações existentes entre a escrita da história, a memória e as comemorações municipais a partir da análise de um caso em particular, a fundação do povoado que viria a se tornar a cidade de Passo Fundo em 1927. Além de um breve diálogo entre os principais teóricos (Ricoeur, Hartog, Certeau, Catroga, entre outros) que são referência para esta comunicação, a análise se debruça sobre uma obra publicada em 1927, Terra dos Pinheiraes, de Francisco Antonino Xavier e Oliveira, historiador considerado o "pai da história" passo-fundense. Para isso, torna-se necessário discutir o lugar de produção de seu trabalho, ou seja, onde ele estava situado na sociedade e em seu meio profissional, a própria prática historiográfica do autor e do contexto em que estava inserido e a forma como se desenvolve sua narrativa na escrita da história. Isso leva a pensar a capacidade de representância histórica alcançada por esse trabalho dentro do universo comemorativo e como sua legitimidade frente aos seus pares e a cidade é buscada. Essa análise também envolve as formas e os sentidos atribuídos às categorias temporais (passado, presente e futuro) que marcam a filiação com o passado estabelecidas a partir do momento da escrita e que abrem um horizonte de expectativa em relação ao futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, PUCRS
Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em História da Pontíficia Universidade Católica, na linha de pesquisa Sociedade, Ciência e Arte, com a tese "Passo Fundo e a construção da capital do planalto em 1957."
Publicado
2014-10-19
Como Citar
Knack, E. R. J. (2014). HISTÓRIA E MEMÓRIA NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE PASSO FUNDO EM 1927. Oficina Do Historiador, 855-872. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19075