IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE UMA CLASSE

Autores

  • Adriana Romero Lopes Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Memória. Identidade. Ferroviários.

Resumo

A memória está intrinsicamente ligada a construção de identidades, tanto coletivas como individuais. Seu estudo tem perpassando diferentes ciências, indo desde a Psicologia, Sociologia, Antropologia aos estudos da História. Visando uma análise de como se deu a construção da chamada “classe ferroviária”, buscamos por meio de relatos de ex-trabalhadores ferroviários, suas experiências e vivências, para entender, como havia e ainda há pessoas que afirmam possuir grande orgulho por ser ferroviário, diferentemente de outras categorias, por mais que tenha sido este trabalho penoso e sofrido. Os trabalhadores ferroviários que hoje estão aposentados vivem de memórias. A identidade a qual muitos defendem e o “orgulho” ao trabalhar na Viação Férrea do Rio Grande do Sul (V.F.R.G.S.), perpassam gerações. O trem desde sua invenção sempre foi um grande desencadeador de imaginários. A figura do trem, sua imponência, sempre esteve presente na vida das pessoas que se dedicaram a ofícios ligados a ele. Não apenas o trabalhador era envolvido pela magia do trem, mas as pessoas que conviviam com esses trabalhadores e também, os moradores próximos às estações. Procurando verificar, como se criou essa “classe ferroviária”, esse “orgulho” tão expressivo para muitos aposentados da V.F.R.G.S., analisaremos os conceitos que são imprescindíveis para a compreensão do que buscamos: memória e identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Romero Lopes, Universidade de Passo Fundo

Adriana Romero Lopes, Técnica em Assuntos Educacionais no IFRS- Câmpus Bento Gonçalves- Mestranda em História no P´GH UPF.

Downloads

Publicado

2014-10-19

Como Citar

Lopes, A. R. (2014). IDENTIDADE E MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DE UMA CLASSE. Oficina Do Historiador, 842–854. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19074