A TRAJETÓRIA DE PADRE LUIZ SPONCHIADO NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA

  • Juliana Maria Manfio Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Padre Luiz Sponchiado. Quarta Colônia. Ações políticas. Ações culturais.

Resumo

O Padre Luiz Sponchiado (1922-2010) nasceu e atuou em região oriunda de colonização italiana, conhecida como Quarta Colônia, localizada no centro do Rio Grande do Sul. O presente trabalho tem por interesse a compreensão do cenário que se estabeleceu por trás do religioso, principalmente os campos político e cultural, para melhor compreender as ações desempenhadas pelo padre em concomitância com a vida religiosa. Padre Luiz atuou no eixo das mobilizações políticas, como a luta pela municipalização dos antigos núcleos coloniais em um único município: a Quarta Colônia. Porém tal realização não deu certo devido às disparidades de cada núcleo e resultaram, tempos depois, na emancipação de cada núcleo. Padre Luiz agiu ainda no campo cultural, através da criação de um importante acervo, o Centro de Pesquisas Genealógicas e, a partir dele, buscou a (re)significação da Quarta Colônia. Para isso, propagou o discurso do imigrante italiano e católico, difundindo entre a população a ideia da “identidade italiana”. Nesse sentido, as ações políticas e culturais extrapolaram o campo religioso de um pároco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Manfio, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em História pelo Centro Universitário Franciscano (2013); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria e Bolsista CAPES.
Publicado
2014-10-18
Como Citar
Manfio, J. M. (2014). A TRAJETÓRIA DE PADRE LUIZ SPONCHIADO NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA. Oficina Do Historiador, 706-718. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19066