ENTRE EL CORDOBÉS E O CATY: A RELAÇÃO ENTRE APARÍCIO SARAIVA E JOÃO FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA NO ESPAÇO FRONTEIRIÇO PLATINO.

  • Pablo Dobke Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: História Regional. Relações de Poder. História Política.

Resumo

Este trabalho integra as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na Linha de Pesquisa “Integração, Política e Fronteira”, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria; contando com bolsa FAPERGS/CAPES. Sendo assim, o artigo propõe uma reflexão acerca da relação mantida entre Aparício Saraiva e João Francisco Pereira de Souza, mostrando o modo como estes dois agentes entraram em contato com o findar da Revolução Federalista, e os meios como ambos aproveitaram este contato para por em prática seus interesses. Neste aspecto, buscamos uma discussão dentro da história política, dos estudos biográficos, e do caudilhismo, demonstrando assim a relação destes personagens com a região fronteiriça, a partir de diferentes vínculos, aprofundando assim as investigações no âmbito da História Platina, especialmente no que tange a fronteira Brasil-Uruguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Dobke, P. (2014). ENTRE EL CORDOBÉS E O CATY: A RELAÇÃO ENTRE APARÍCIO SARAIVA E JOÃO FRANCISCO PEREIRA DE SOUZA NO ESPAÇO FRONTEIRIÇO PLATINO. Oficina Do Historiador, 1137-1154. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19021