UM OLHAR SOBRE ACERVOS ESCOLARES DE TORRES/RS – 1960/1980.

Autores

  • Camila Eberhardt PUCRS

Palavras-chave:

Fotografia. Educação. História.

Resumo

O artigo percorre o olhar sobre arquivos fotográficos de escolas da rede pública do município de Torres/RS entre os anos de 1960-1980. As instituições analisadas foram: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietbohel e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. Imagens que permitem identificar quais foram às opções iconográficas das instituições de ensino. Entre quatrocentas e quarenta e seis fotografias que foram digitalizadas, medidas, catalogadas e identificadas treze temáticas visuais. Destacaram-se imagens que podem ser enquadradas ao âmbito do extraordinário, ou seja, imagens que registraram os momentos festivos, os passeios, as comemorações cívicas, as formaturas, etc., a opção por essas temáticas constatou-se serem decorrentes em grande medida do acesso restrito da câmera fotográfica, e ao que diz respeito ao ordinário, o registro ocorreu, porém, em pequena proporção. Por meio desses registros iconográficos pretende-se discutir a importância e o uso dado as fotografias nas instituições de ensino. Visto que as fotografias foram encontradas em péssimo estado de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Eberhardt, PUCRS

Historiadora (Ulbra), Especialista em História, Cultura e Identidade (Ulbra), Mestranda do Programa de Pós Graduação em História pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Eberhardt, C. (2014). UM OLHAR SOBRE ACERVOS ESCOLARES DE TORRES/RS – 1960/1980. Oficina Do Historiador, 522–538. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19018