NEGÓCIOS DE FAMÍLIA: NOTAS SOBRE O CAPITAL ECONÔMICO FAMILIAR DE UM GOVERNADOR REPUBLICANO (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XIX)
Palavras-chave:
Família. Atividades econômicas. Trajetória.Resumo
Este artigo trata de alguns aspectos da trajetória do líder republicano Júlio Prates de Castilhos a partir da análise da dinâmica econômica de sua família ao longo da segunda metade do século XIX. Objetiva analisar a relação entre a construção do capital econômico familiar com a formação da carreira político-profissional de Júlio de Castilhos. Partindo da análise qualitativa de inventários e correspondências familiares, investiga os investimentos e atividades econômicas da família Castilhos e evidencia a centralidade dos negócios pecuários e comércio de muares na construção do capital econômico familiar. Demonstra a vinculação e dependência da formação superior de Júlio de Castilhos aos negócios familiares, uma vez que o capital que financiou seus estudos provinha de rendimentos gerados por meio das atividades econômicas de sua família. Demonstra também que, mesmo residindo na capital do estado e desempenhando atividade de advogado, jornalista e político, Júlio de Castilhos manteve vinculação com negócios da família, seja pela manutenção dos bens herdados, seja através de investimentos em atividades pecuárias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Martiny, C. (2014). NEGÓCIOS DE FAMÍLIA: NOTAS SOBRE O CAPITAL ECONÔMICO FAMILIAR DE UM GOVERNADOR REPUBLICANO (RIO GRANDE DO SUL, SÉCULO XIX). Oficina Do Historiador, 1118–1136. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/oficinadohistoriador/article/view/19006
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Oficina do Historiador implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Oficina do Historiador como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.