POLÍTICA E COMÉRCIO: A ATUAÇÃO DE ANTÔNIO VICENTE DA FONTOURA AO LONGO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA (1835 -1845)

Autores

  • Cristiano Soares Campos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Revolução Farroupilha. Antonio Vicente da Fontoura. Trajetória.

Resumo

Este trabalho se propôs averiguar a atuação de Antonio Vicente da Fontoura, durante a Revolução Farroupilha (1835 – 1845), os postos assumidos por este comerciante ao longo do conflito, e seu retorno a politica local de Cachoeira após a Revolta. A pesquisa vem sendo desenvolvida com base em bibliografias envolvendo a temática, jornais de época e documentos (correspondências) que nos ajudem a “rastrear” as ações do personagem. Veremos neste artigo como Vicente da Fontoura, comerciante da região de Cachoeira, inseriu-se à Revolução Farroupilha seja ela por sua posição econômico-social, pelo interesse dos Farroupilhas, ou por possuir interesses pessoais na participação do conflito. Atualmente como Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (PPGH-UFSM), Bolsista FAPERGS/CAPES, continuo pesquisando Antonio Vicente da Fontoura juntamente com Domingos José de Almeida, averiguando a atuação comercial destes na Fronteira Platina entre 1830 a 1850. Meu orientador é o Professor Doutor José Iran Ribeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Soares Campos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Formado em História, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bolsista FAPERGS/CAPES.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Campos, C. S. (2014). POLÍTICA E COMÉRCIO: A ATUAÇÃO DE ANTÔNIO VICENTE DA FONTOURA AO LONGO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA (1835 -1845). Oficina Do Historiador, 1101–1117. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/19005