SOBRE PACIFICAÇÃO E REORGANIZAÇÃO: A GUARDA NACIONAL E A PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

  • Miquéias Henrique Mugge Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Guarda Nacional. Revolução Farroupilha. Pacificação.

Resumo

A consolidação e a manutenção de certa ordem nas fronteiras após a guerra civil farroupilha teve como protagonista a ação de distribuição dos comandos de fronteira e dos comandos superiores de guardas nacionais. A análise desse processo é fundamental e revela a abertura de lugares de poder nos quais potentados locais disputavam influência e legitimidade. No extremo sul do Império do Brasil o processo de construção do Estado está, sobretudo, acompanhado por questões relativas ao espaço platino no qual a região se inseria. As conjunturas de paz e guerra deste espaço faziam com que grande parcela do cotidiano de pessoas que ali moravam fosse tomada por preocupações e sentimentos relativos não só à construção do Estado brasileiro, mas também, com alguma ênfase, ao nascimento e consolidação das nações argentina e uruguaia. Neste sentido, este trabalho pretende retomar as relações entre as guerras, as forças armadas e a consolidação do Estado a partir de seus atores. Inserindo-se em tendências renovadas dos estudos militares, na retomada dos estudos de elites no Brasil e tomando para si a percepção de certa preponderância dos espaços de poder intermediários como importante chave de entendimento para os processos históricos, esse trabalho analisa o fortalecimento e a centralização do Império do Brasil, investigando o contexto a partir da trajetória de indivíduos (e, assim, de suas escolhas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miquéias Henrique Mugge, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando em História Social. Programa de Pós-Graduação em História Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. VSRC Princeton University (2014-15). Bolsista CAPES-Fulbright.
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Mugge, M. H. (2014). SOBRE PACIFICAÇÃO E REORGANIZAÇÃO: A GUARDA NACIONAL E A PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL APÓS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA. Oficina Do Historiador, 1472-1494. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18999