POR UM SONHO DE LIBERDADE: O SURGIMENTO DAS MASSAS, AS REFORMAS URBANAS E A CRISE NO PENSAMENTO CIENTIFICO ENTRE OS SÉCULOS.

  • Helmano Andrade Ramos PUCRS
Palavras-chave: História. Ideias. Punir.

Resumo

O objetivo é elaborar uma abordagem histórica sobre a formação das ideias punitivas europeias e da sua institucionalização legislativa, que sob forma de instituições totais, amalgamam as recepções penais em termos nacionais, destacando suas identidades, através da própria formação dos saberes; jornalistas, advogados, médicos, psiquiatras e sanitaristas, mas que fundamentalmente marcam sua reprodução na contemporaneidade como profissões próprias do Século XVIII e formatadas para o aproveitamento do indivíduo, acessando com isso suas formas de resistências, contidas desde as parcialidades disciplinares, até as culturas designadas como penas religiosas, surgidas antes das penas criminais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helmano Andrade Ramos, PUCRS
Programa de Pós Graduação em História, linha de Pesquisa: Sociedade, Ciência e Arte
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Ramos, H. A. (2014). POR UM SONHO DE LIBERDADE: O SURGIMENTO DAS MASSAS, AS REFORMAS URBANAS E A CRISE NO PENSAMENTO CIENTIFICO ENTRE OS SÉCULOS. Oficina Do Historiador, 371-382. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18988