OS TIPOS EM FORTALEZA: UMA PEQUENA HISTÓRIA DA IMPRESSÃO CEARENSE NO SÉCULO XIX

  • Rafaela Gomes Lima Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Ceará século XIX. Práticas Letradas. Tipografias.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar um pequeno apanhado acerca da história da tipografia na capital do Ceará no século XIX.Visa-se apresentar os primórdios de seu desenvolvimento e o crescimento da atividade que foi adquirindo importância na medida em que o Ceará e sobretudo, Fortaleza foram se inserindo num contexto mundial de avanço material,- fato que se observa com mais ênfase na segunda metade do século-, o que também proporcionou um aumento das atividades culturais, com ênfase nas práticas letradas. Buscou-se então, para a realização da pesquisa, confrontar fontes de diversas naturezas, como jornais, livros de época, nos quais se pode identificar a tipografia responsável por sua impressão, além dos almanaques, revistas do Instituto do Ceará e obras de memorialistas. A análise das citadas fontes tentou responder as indagações acerca não só do número de estabelecimentos tipográficos em dados momentos da história, mas também dos tipos de impressos que por eles eram produzidos tendo em vista a época e os interesses por trás da impressão, ou seja, se eram impressos de ordem administrativa, religiosa, se envolviam embates políticos ou impressos literários. Através dessas análises pode-se então dizer que esses estabelecimentos desde sua introdução na Província, tornaram-se parte integrante do cotidiano e elemento indispensável para o processo de modernização sofrido pelo Ceará no período em questão, já que a palavra impressa é tida como grande agente transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Gomes Lima, Universidade Estadual do Ceará
Especialista em História do Brasil e aluna do Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará- UECE. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Urbanas - CNPQ/UECE.
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Gomes Lima, R. (2014). OS TIPOS EM FORTALEZA: UMA PEQUENA HISTÓRIA DA IMPRESSÃO CEARENSE NO SÉCULO XIX. Oficina Do Historiador, 1620-1633. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18968