A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA RIO-GRANDENSE ATRAVÉS DO PERIÓDICO A REENCARNAÇÃO (1934-1949).

  • Bruno Cortês Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Beatriz Teixeira Weber COC / FIOCRUZ
Palavras-chave: Espiritismo. Imprensa. História das Religiões.

Resumo

Difundindo-se no Brasil entre fins do século XIX e início do século XX, o espiritismo encontrou condições favoráveis a sua inserção no Rio Grande do Sul. Na década de 1920, suas principais lideranças articularam a fundação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) com o objetivo de reunir e orientar os grupos espíritas do Estado. Este artigo analisa a estruturação e o desenvolvimento dessas perspectivas e o quanto elas contribuíram para a organização do movimento espírita rio-grandense. Nesse sentido, adotando como fonte de análise o periódico A Reencarnação, editado pela instituição a partir de 1934, almeja-se identificar e refletir acerca de suas propostas de organização institucional e doutrinária nas décadas de 1930 e 1940. A análise aponta para uma série de iniciativas desenvolvidas neste período, centradas na difusão do espiritismo, na normatização de discursos e práticas rituais e em formas de atuação no espaço social, as quais foram em grande parte difundidas entre os grupos espíritas através do referido periódico. Enfim, perspectivas que teriam contribuído para a consolidação do espiritismo na sociedade rio-grandense, bem como para a legitimação da FERGS enquanto sua representação oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Cortês Scherer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Graduado em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestrando em História do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM. Bolsista CAPES. Desenvolve pesquisas na Linha do PPGH/UFSM Migrações e Trabalho, com temática vinculada à História das Religiões e Religiosidades e História Social tematizando a organização do movimento espírita no Rio Grande do Sul.
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Scherer, B. C., & Weber, B. T. (2014). A ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA RIO-GRANDENSE ATRAVÉS DO PERIÓDICO A REENCARNAÇÃO (1934-1949). Oficina Do Historiador, 35-53. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18950