ENTRE CORONÉIS E DOUTORES – A AFIRMAÇÃO POLÍTICA DE NICOLAU DE ARAÚJO VERGUEIRO EM PASSO FUNDO/RS (1916-1920)

Autores

  • Eduardo Roberto Jordão Knack PUCRS

Palavras-chave:

Nicolau de Araújo Vergueiro, Partido Republicano Rio-Grandense, coronelismo

Resumo

O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo sobre Nicolau de Araújo Vergueiro estabelecendo relações entre sua trajetória e a história política local, regional e nacional, bem como realizar uma reflexão teórica para levantar hipóteses sobre as ações que resultaram na divergência das lideranças do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) em Passo Fundo. Os acontecimentos que se operaram entre 1916 e 1920 são decisivos para compreender a ascensão de Vergueiro na vida política. Ele já trilhava um caminho de relativo sucesso, mas o que estava em jogo na briga por sua afirmação como líder passo-fundense era seu prestígio pessoal, a formação de uma sólida base eleitoral, as relações com Borges de Medeiros e transformações no cenário político rio-grandense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, PUCRS

Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em História da Pontíficia Universidade Católica, na linha de pesquisa Sociedade, Ciência e Arte, com a tese "Passo Fundo e a construção da capital do planalto em 1957."

Downloads

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Knack, E. R. J. (2013). ENTRE CORONÉIS E DOUTORES – A AFIRMAÇÃO POLÍTICA DE NICOLAU DE ARAÚJO VERGUEIRO EM PASSO FUNDO/RS (1916-1920). Oficina Do Historiador, 6(1), 105–125. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/13065

Edição

Seção

Artigos