A VIRTUS E O MOS MAIORUM DO PRÍNCIPE IDEAL NO PANEGÍRICO DE TRAJANO

  • Alex Aparecido da Costa UEM
  • Renata Lopes Biazotto Venturini UEM
Palavras-chave: "Instituições, " "Principado, " "virtudes, "

Resumo

No Panegírico de Trajano o senador romano Plínio, o Jovem ilustrou uma imagem idealizada do imperador Trajano em consonância com os valores ancestrais da Urbe, diante disso o presente artigo busca compreender essa representação e as demandas que a exigiram. Durante o Alto Império o regime do Principado, cuja característica principal era a concentração de poder nas mãos do imperador, convivia ainda com as instituições republicanas. Essa situação ambígua demandava uma constante busca de equilíbrio entre a nova realidade política e as tradições caras à ordem senatorial que governara Roma durante a República. Devido à orientação dos senadores pela filosofia estoica, que preconizava o controle das paixões e a elevação moral e pelas ideias de virtus e mos maiorum, que concentravam as virtudes exigidas do homem político e o respeito por parte deste aos valores ancestrais que fundamentavam a grandeza de Roma, Plínio concebeu a imagem de Trajano a partir dessas ideias morais, políticas e filosóficas que visavam conciliar os interesses da cúria e do César.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Aparecido da Costa, UEM
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá e integrante discente do LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais.
Renata Lopes Biazotto Venturini, UEM
Doutora em Historia Social pela USP, professora do Departamento e do Programa de Pos-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá e integrante docente do LEAM - Laboratório de Estudos Antigos e Medievais.
Publicado
2013-12-09
Como Citar
da Costa, A. A., & Venturini, R. L. B. (2013). A VIRTUS E O MOS MAIORUM DO PRÍNCIPE IDEAL NO PANEGÍRICO DE TRAJANO. Oficina Do Historiador, 6(2), 23-40. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/12843
Seção
Artigos