
 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

89 

 

 
DO XÁ AO AIATOLÁ: A REVOLUÇÃO IRANIANA ATRAVÉS DE 

VEJA (1978-1979) 

 

THE SHAH TO THE AYATOLLAH: THE IRANIAN REVOLUTION 

THROUGH VEJA (1978-1979) 

 
 

 

 

David Anderson Zanoni 

Mestrando PPGH – UPF 

david_zanoni@hotmail.com 

 

 
 

RESUMO: Ao longo da década de 1970, o Irã passava por um momento de instabilidade política e social, o 

qual, no final dessa década, culminou em um levante popular que decretaria o fim de uma monarquia autocrática 

e ditatorial do xá Mohammed Reza Pahlavi. Desta forma, iniciava-se no Irã a República Teocrática Islâmica, 
liderada pelo aiatolá Ruhlloh Khomeini. O processo de queda da monarquia e promulgação de uma República 

Teocrática Islâmica, o qual, a historiografia denominou Revolução Iraniana, foi mundialmente explorado pelos 

meios de comunicação de massa, inclusive no Brasil. A partir disto, procuramos analisar como o periódico 

brasileiro semanal Veja abordou o processo iraniano, a partir de algumas edições que, inclusive, foram capa do 

semanário. Sendo assim, nossa proposta contempla o estudo da história através da imprensa. Assim, objetivamos 

analisar a história por meio da imprensa, problematizando os eventos a luz do conteúdo noticiado pelo semanário 

Veja. 

 

PALAVRAS-CHAVE:História e imprensa. Revista Veja. Revolução iraniana. 

 

ABSTRACT: Throughout the 1970s, Iran was going through a time of political and social instability, which at 
the end of the decade, culminating in a popular uprising that would decree the end of an autocratic and dictatorial 

monarchy of Shah Mohammed Reza Pahlavi. Thus, we initiated in Iran's Theocratic Islamic Republic, led by 

Ayatollah Khomeini Ruhlloh. The process of fall of the monarchy and promulgation of an Islamic Theocratic 

Republic, which, historiography called Iranian Revolution, the world was explored by means of mass 

communication, including Brazil. From this, we analyzed the periodic weekly Brazilian See addressed the 

Iranian case, from some issues that even made the cover of the weekly. Thus, our proposal contemplates the 

study of history through the press. Thus, we aimed to analyze the story through the press, discussing the events 

of the light content reported by the weekly Veja. 

 

KEYWORDS: History and press. Magazine Veja. Iranian revolution. 

 

 

Introdução 

 

A partir de setembro de 1978, Teerã, capital do Irã, foi tomada por uma crescente onda 

de manifestações populares que exigiam a deposição do xá Mohammed Reza Pahlevi. A partir 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

90 

 

de 1963, Mohamed Reza Pahlevi, iniciou um conjunto de reformas político-econômicas e de 

infraestrutura que visavam modernizar o, entendido pelo monarca o atrasado Irã. Objetivando 

tornar o país uma potência regional, nos moldes ocidentais, o monarca dera início a uma série 

de medidas governamentais que foram chamadas de “Revolução Branca”. Entretanto, tais 

reformas não contemplavam, em nada, o bem estar de grande parte da população iraniana, a 

qual sofria com sérios problemas assistências na saúde, educação e, praticamente, inexistiam 

leis trabalhistas. 

Segundo Osvaldo Coggiola, 

 

[...] era um “plano de desenvolvimento”, ideia então em voga nos países 

“subdesenvolvidos”, que beneficiava somente uma elite urbana em 

detrimento da maioria da população que vivia que vivia na zona rural, que 

não possuía sequer luz elétrica ou água encanada. O governo, em vez de 
reinvestir os lucros dos seus projetos em programas sociais, passou a investir 

em tecnologia militar de ponta, tornando-se, em pouco tempo, o maior 

comprador mundial da produção bélica norte-americana. Assim aumentou o 
fosso entre a classe dominante e a maioria pobre da população. 

(COGGIOLA, 2007, p.45) 

 

 

Seu governo, uma monarquia que perdurava 37 anos, era contestado por uma 

população cada vez mais descontente em virtude da repressão política estatal, das diferenças 

sociais gritantes, além da exploração e más condições de trabalho, sobretudo, dos 

funcionários das petrolíferas. Além disso, o xá tinha o firme propósito de secularizar a política 

de Estado, ou seja, separar totalmente religião da política no Irã. Contudo, os clérigos xiitas 

iranianos, há anos presentes nas discussões políticas, sobretudo com relação ao 

comportamento e hábitos tradicionais dos iranianos (homens e mulheres) através dos 

preceitos da fé islâmica e os ensinamentos do Alcorão, não concordariam em serem 

deslocados do processo político. Desta forma, estabelecia-se um choque entre o projeto laico 

do xá, entendido como modernizante, e o islã iraniano, este encarado como entrave para o 

progresso proposto pelo monarca. 

 

[...] as reformas do xá aprofundaram a secularização e a ocidentalização no 
Irã o que não agradou em nada os líderes religiosos que detinham grande 

influência sobre a população. Os religiosos entendiam que tal modernização 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

91 

 

infringia os costumes islâmicos e deturpavam a cultura do país. O xá ficou 

conhecido a partir de então como “inimigo do islã (AZEVEDO, 1999, p.398) 

 

Com o passar dos anos, sobretudo a década de 1970, as contestações populares a essa 

política excludente e de privilégios às elites, além da abertura do país ao capital estrangeiro, 

principalmente estadunidense, foram se agravando e tomando contornos irreversíveis. A partir 

disto, líderes religiosos, valendo-se do mote popular, incitaram a população, já descontente 

com o discurso de “ocidentalização” e “destruição” dos costumes islâmicos, enraizados na 

sociedade iraniana a gerações.  Neste processo temos o destaque do líder religioso, o aiatolá 

Khomeini, exilado pela ditadura do xá desde 1964. Cabe ressaltar que, neste processo de 

instabilidade política e social, as mesquitas foram os locais de organização para a insurgência 

iniciada em 1978. 

Na década de 1950, Khomeini convenceu-se de que a única maneira de o Irã ser 

governado com justiça e honestidade era com os ulemás
1
 participando ativamente do governo. 

Suas ideias desenvolveram-se nesse sentido durante os anos 1960, quando iria para o exílio
2
. 

(GORDON, 1987).  

 

Ruhollah Khomeini mostrou à consciência nacional que um homem poderia 
se opor publicamente ao autoritarismo do xá. Sua prisão pelas mãos da 

autoridade secular somente ampliou sua reivindicação por justiça. Atraindo 

mercadores, professores, operários e profissionais, Khomeini basicamente 
tomou as rédeas da luta contra o xá Mohamed Reza, que seus protetores 

estrangeiros haviam roubado das mãos dos nacionalistas em 1953. 

(MACKEY, 2008, p.226). 

 

 

Mesmo no Exílio, Khomeini orientava, através dos líderes locais, as ações de 

contestação ao regime do xá. “Sua obstinada defesa do Islã e do Irã tinha lhe valido a 

liderança sobre muitos ulemás e o apoio de grade número de outros iranianos”. (GORDON, 

1987). Contudo, a política ditatorial e repressiva do monarca, não permitia qualquer 

contestação ao seu regime. Através de sua polícia política, a SAVAK, o xá Pahlevi, coagia e 

                                                
1 Homem de instrução religiosa. 
2 No dia 21 de março de 1963, nas vésperas do Nawruz, ano novo iraniano, Khomeini acusou o governo do Irã 

de conspirar com os Estados Unidos e Israel para destruir o Islã. A partir deste acontecimento, as rivalidades 
entre o líder religioso e o governo do xá se acentuaram, fazendo com que Khomeini deixasse o país sob ameaças 

de morte em 1964. 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

92 

 

reprimia violentamente a população que, gradativamente, se organizava ainda mais em torno 

do ideal de deposição do governo monárquico. 

Os acontecimentos relacionados ao tenso momento político-social iraniano seriam 

acompanhados e noticiados incessantemente pelos meios de comunicação televisivos e 

impressos mundialmente. Assim, tomando este fervor midiático como referência, buscou-se 

saber como tais fatos estavam sendo reportados pela imprensa brasileira. Desta forma, 

chegamos ao periódico semanal Veja. A revista noticiou, quase semanalmente, exceto com 

algumas raras edições de pausa, todo o processo pré e revolucionário iraniano desde 1978, 

quando se deram as primeiras manifestações populares contra o regime, até a queda da 

Monarquia em janeiro de 1979, com a fuga do Xá Mohamed Reza Pahlavi, iniciando seu 

exílio nos Estados Unidos. Posteriormente o semanário acompanhou a instauração da 

República Teocrática Islâmica Iraniana, dirigida pelo líder e mentor religioso Aiatolá 

Ruhollah Khomeini até sua morte em 1989. 

 

Até pouco tempo atrás, o Irã parecia um reino encantado. Segundo maior 
exportador de petróleo do mundo, superado apenas pela Arábia Saudita, o 

velho império persa, situado entre os confins das Arábias e União Soviética, 

pouco maior que o estado do Amazonas, tornou-se um Oasis milionário. [...] 

Como explicar que um império com tamanho poderio econômico e militar 
tenha sido abalado, quase ao ponto de ruptura, por uma rebelião popular 

comandada por líderes religiosos muçulmanos, cuja única arena real é seu 

próprio fanatismo? (VEJA, ed. 539, p.36-37). 
 

 

Neste trabalho, iremos analisar as representações de Veja acerca dos fatos relacionados 

com a revolução iraniana em 1979 e seus desdobramentos iniciais da recém instaurada 

República Islâmica. Tendo em vista que imprensa não é um veículo descompromissado de 

opinião, a qual exprime uma ideologia, mesmo que, às vezes, de forma implícita, objetivamos 

analisar com que enfoque Veja transpôs os fatos do Irã no recorte supracitado. Entendemos 

esse pressuposto da imprensa através das palavras de MARIANE (1999), a qual considera 

que, 

 

o ato de noticiar (...) não é neutro nem desinteressado: nele se encontram, 
entrecruzam-se, os interesses ideológicos e econômicos do jornal, do 

repórter, dos anunciantes bem como, ainda que indiretamente, dos leitores. 

Além desses fatores, as forças políticas em confronto no momento histórico 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

93 

 

em que divulga um acontecimento vão constituir também os sentidos 

produzidos pelas notícias (MARIANE, 1999, p.102-121). 

 

Neste trabalho, estamos compreendendo o conceito de representações a partir da 

leitura de Roger Chartier. Segundo este autor, 

 

As representações não são discursos neutros: produzem estratégias e práticas 

tendentes a impor uma autoridade, uma deferência, e mesmo a legitimar 

escolhas. Ora, é certo que elas colocam-se no campo da concorrência e da 
luta. Nas lutas de representações tenta-se impor a outro ou ao mesmo grupo 

sua concepção de mundo social: conflitos que são tão importantes quanto às 

lutas econômicas; são tão decisivos quanto menos imediatamente materiais. 
(CHARTIER, 2002, p. 91-110). 

 

 

A escolha da Revista Veja
3
 do Grupo Abril, justifica-se pelo intenso enfoque e 

cobertura aos fatos ocorridos no Irã no recorte temporal que norteia a problemática da 

pesquisa, além do fácil e irrestrito acesso através de seu acervo digital. Além disso, Veja é 

destaque entre o segmento de revistas com cunho jornalístico devido ao seu poder de 

circulação no país e no exterior. Em seus números mais recentes, a tiragem do periódico tem 

em média 1. 182.981 exemplares semanais, sendo que destas 904.393 são assinaturas e 

137.172 são comercializadas de forma avulsa. Assim, a revista caracteriza-se como o “carro 

chefe” das publicações do grupo Abril.
4
 

Também consideramos importante citar, como referência teórica em nossa proposta, o 

trabalho do historiador Edwar Said, em seu clássico “Orientalismo: O oriente como invenção 

do Ocidente”, de 1978. Nesta obra, reimpressa pela terceira vez em 2003, Said analisa como o 

termo orientalismo foi utilizado para a construção de uma representação do Oriente no 

Ocidente. Essa construção fora realizada com bases ditas acadêmicas e cientificas, pois se 

baseavam em pesquisas, dos chamados orientalistas, nas mais diversas áreas do saber: 

                                                
3A revista VEJA, terceira maior publicação semanal de informação do mundo, lidera o ranking das marcas mais 

lembradas entre os consumidores na categoria revista, e ocupa o terceiro lugar no total de marcas de todos os 

segmentos avaliados. É o que revela a pesquisa ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) /Top Brands 

2009, realizada entre os dias 27 de julho e 11 de agosto de 2009 com homens e mulheres entre 20 e 65 anos das 

classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e 

Salvador. Disponível em http://www.publiabril.com.br/pesquisas/13 acesso em 18 de julho de 2013 às 

15h50min. 
4 Informações disponíveis em http://www.publiabril.com.br/tabelas-gerais/revistas/circulacao-geral acesso em 20 

de julho de 2013 às 18h20min. 

http://www.publiabril.com.br/pesquisas/13
http://www.publiabril.com.br/tabelas-gerais/revistas/circulacao-geral


 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

94 

 

biologia, filosofia, lexicografia, história, geografia, etc. Assim, tais estudos tinham respaldo 

na erudição e intelectualidade, o que, segundo Said, sugere imparcialidade e objetividade. 

Said afirma que o Orientalismo, “leva-nos a perceber que o imperialismo político rege todo o 

campo de estudo, imaginação e instituições eruditas -, de tal maneira que torna o ato de evitá-

la uma impossibilidade intelectual e histórica”. (2003, p. 42). 

Num contexto de dualismo/maniqueísmo cultural, que busca, por vezes, reforçar o 

discurso diferenciador entre Oriente e Ocidente, propõe-se discutir e analisar que elementos, 

visualizados no conteúdo do periódico, podem contemplar e reforçar esta hipótese de 

construção e/ou reconstrução da representação sobre o outro, por meio da mobilização do 

contexto iraniano pela mídia nacional.  

 

A revista Veja 

 

Lançada em setembro de 1968, Veja iniciava sua trajetória como uma proposta 

inovadora. Tão diferente, em relação às revistas do seguimento que já existiam – Cruzeiro e 

Manchete – que causou um grande impacto nos leitores que compraram sua primeira edição. 

Ao contrário do que se esperava, tal impacto, porém, fora negativo. Principalmente para Vitor 

e Roberto Civita, respectivamente dono da Editora Abrile diretor do semanário. O número 

seguinte do periódico, após o lançamento, sofreria uma queda drástica nas vendas, 

consequentemente fruto deste primeiro contato.  

A estranheza dos leitores fora tamanha que os anos que se seguiram seriam de declive 

total. Chegou-se, inclusive, a cogitar o fechamento da revista, contudo, Roberto Civita, 

convicto de seu projeto, manteve a revista funcionando, apelando, às vezes, ao pai um tempo 

a mais. O tempo, como sabemos, terminou por dar-lhe razão. Nas palavras de Thomaz Souto 

Corrêa 

 

Mas foi do maior fracasso de vendas que a Abril teve em toda sua história 
que nasceu a maior revista brasileira, quarta do mundo na sua categoria: 

Veja. Lançada em 1968, talvez com a mais cara campanha de propaganda 

jamais feita para uma revista no Brasil, Veja esgotou setecentos mil 
exemplares na primeira edição. E foi caindo, caindo, até chegar abaixo dos 

cem mil. A expectativa gerada por uma marca que falava em ver (apesar do e 

leia pequenino embaixo de Veja), fez com que a revista ilustrada aguardada 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

95 

 

por quem comprou o primeiro número fosse um enorme desapontamento. 

(CORRÊA, 2008, p. 218) 

 

Segundo Maria Celeste Mira, Veja nascera da experiência que Roberto Civita, filho do 

proprietário da Editora Abril, o empresário ítalo-brasileiro Victor Civita, adquiriu após 

formar-se em jornalismo na Pensilvânia e do período como estagiário do grupo Time-Life. Sua 

tese de conclusão de curso teve como temática a Editora Curtis da Philadelphia
5
.  Assim, ao 

regressar dos EUA, em 1958, Roberto proporia ao pai uma revista aos moldes de Time, ou 

seja, uma revista ilustrada, entretanto com conteúdo jornalístico e diversificado, nacional e 

internacional. (MIRA, 2001) 

Mesmo tendo um grande planejamento publicitário para o seu lançamento, encarado 

como um dos maiores da história dos impressos brasileiros, Veja passou por sérios problemas 

administrativos nos primeiros anos de vendas. E isso ocorreu por alguns elementos, entre eles, 

o estranhamento dos leitores com o formato do periódico, sendo que o público esperava uma 

revista ilustrada aos moldes de Manchete e Fatos e Fotos e, revistas de entretenimento leve, 

sem aprofundamento de caráter jornalístico. No entanto, depararam-se com uma revista 

informativa e jornalística, vista por muitos como “pouco atrativa aos olhos”.
6
 

 

O fato que melhor explica o pleno sucesso de vendas do primeiro número é a 

mobilização proposta por uma imensa e substantiva campanha publicitária. 

Criada pela agência Standard sob o comando dos publicitários Roberto 

Duailib, Neil Ferreira e Anibal Gustavini, a campanha incluiu a veiculação 
de um programa de 12 minutos especialmente produzido pela Rede Record 

de Televisão e transmitido em rede nacional, no horário nobre das 22 horas 

do domingo que antecedeu seu lançamento, onde se apresentava ao futuro 
público leitor as imagens da produção da revista. Além disso, na mesma 

noite de domingo aconteceu um jantar para 600 pessoas na boate paulistana 

O Beco e nas salas de cinema de todo o país, antes da exibição dos filmes em 
cartaz, foi veiculado um documentário de Jean Manzon sobre o lançamento 

da revista, feito nos meses anteriores, durante o preparo dos pilotos. 

(VILLALTA, 2002, p.11) 

 

                                                
5 CF. MIRA, a Curtis Publishing Company havia sido nada mais nada menos do que uma das gigantes norte-

americanas na primeira metade do século. Criada por Cyrus Curtis na Philadelphia, Pensilvânia, no final do 

século XIX, ela cresceu rapidamente a partir de 1908. Em 1970, após a morte do seu fundador e da concorrência 

com o rádio, a Editora vende sua lista de assinantes para a revista Life. (grifos nossos). 
6 Cf. MIRA, Maria Celeste. Durante os cinco primeiros anos, Veja operou no vermelho, com sua vendagem em 
banca despencando dos 650 mil exemplares no primeiro número até em torno de 20 mil exemplares, situação 

dramática para uma revista da Editora Abril. 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

96 

 

Com um público leitor acostumado as grandes imagens de Manchete e Cruzeiro, além 

do ainda grande número de analfabetos no Brasil, o estranhamento da nova revista parecia 

inevitável. Porém, a campanha publicitária de Veja, não deixara claro essa perspectiva, pelo 

contrário, o próprio nome sugeria que seria uma revista extremamente ilustrada, recheada de 

imagens e com fácil assimilação aos seus consumidores. Assim, sua chegada às bancas era 

extremamente aguardada pelo público, ávidos de conhecer a nova publicação. 

Era necessário agir para salvar a revista, caso contrário o desfecho seria, 

inevitavelmente, “fechar as portas”. Assim, Roberto Civita e Mino Carta tiveram a ideia que 

salvaria a revista. Iniciaram um processo de encarte de imagens sobre grandes fatos que 

estavam ocorrendo a partir de 1969. O primeiro deles seria a saga de Apollo 11, a missão da 

Agência Espacial americana, NASA, e a chegada do homem a lua. Mapas rodoviários do 

Brasil também seriam encadernados juntamente às edições, sendo assim mais uma das 

estratégias utilizadas para socorrer a revista. Em 1971, montou-se uma proposta de 

assinaturas, com o intuito de fidelizar os leitores e garantir as vendas do semanário. 

 

Enquanto a revista se adaptava às características do mercado brasileiro, 

alguns esforços adicionais foram importantes para o sucesso futuro. A fim de 
tornar a revista mais desejada, um fascículo com a história da ida do homem 

à Lua foi encartado. Era “A conquista da Lua – de Galileu até hoje”, lançado 

em 1969. Mais dois se seguiram, um sobre “Anos 60, a década que mudou 
tudo”, também em 1969, e outro, sobre “História do século XX”, em 1974. 

(CORREIA, 2008, p.220). 

 

 

Além disso, Mino Carta convidou Millôr Fernandes, já famoso cartunista, para fazer 

parte do grupo de redação no oficio de chargista, sendo responsável por duas páginas de 

humor semanais. Publicaram-se resenhas de filmes e livros. Colocou-se na abertura da revista 

uma entrevista com perguntas e respostas, mais tarde estas entrevistas se consagrariam como 

as páginas amarelas.  

As páginas amarelas, consagradas hoje, guardam um caricato conto. Sua origem, 

segundo o próprio Roberto Civita fora uma mera obra do acaso, na verdade teria sido o 

resultado de uma falta de papel para impressão.  O fato é que, observou-se no parque gráfico, 

uma quantia considerável de páginas amarelas, tendo em vista que estavam às vésperas do 

próximo número, os redatores e Roberto, não tiveram escolha a não ser fazer uso das tais 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

97 

 

folhas, tendo em vista não atrasar a entrega do periódico às bancas e, principalmente aos 

assinantes. Portanto, de um mau planejamento, ou falta dele, surgiriam as páginas amarelas, 

às quais atualmente são reservadas para entrevistas. 

A partir dessas ações, a revista tomou novo fôlego e gradativamente foi aumentando 

suas vendas, recuperando, nos anos seguintes, a quebra dos primeiros e negativos números 

iniciais.
7
 Essas adaptações, portanto, demonstram a preocupação da imprensa com o elemento 

mercadológico, uma vez que, no caso de Veja, buscou-se entender as necessidades ou gostos 

dos consumidores para aumentar a vendagem e consequentemente manter-se no mercado. 

Maria Celeste Mira retrata outros fatores deste crescimento. 

 

A partir de 1973 a circulação cresce sem parar devido as sucessíveis 
campanhas de assinatura e diversas alterações editoriais e gráficas, em 1981 

ultrapassa os 500 mil exemplares, em 1984 já era a revista de maior 

faturamento da empresa. Veja teve de se adaptar ao padrão de visualidade do 

leitor contemporâneo, muito afeito às imagens que o bombardeiam de todos 
os lados. Em 1984 a revista chegou ao quinto lugar mundial com 800 mil 

exemplares, e em 1996 ao terceiro, aonde ultrapassava a marca de 1 milhão 

de exemplares. (MIRA, 2001, p. 93). 
 

 

Passadas as dificuldades iniciais, Veja teve rápida ascensão no mercado, e o contexto 

político e social brasileiro foram pontos altos desse crescimento, ou seja, acontecimentos 

relevantes não faltaram. Sobretudo, tento em vista o regime militar, iniciado em abril de 1964, 

que, de um lado, promovia a perseguição aos opositores do governo, e, de outro, a revolta 

daqueles que não concordavam com o modelo político repressor existente.  

 

Por que o Irã vira notícia em Veja? 

 

Através das leituras sobre as notícias vinculadas ao Irã em nosso corpus de pesquisa, 

observamos que uma das questões mais recorrentes, no semanário, está vinculada ao petróleo 

iraniano. Com a crise política estabelecida desde o início das manifestações populares contra 

o governo monárquico do xá Mohammed Reza Pahlevi, em 1978, a produção petrolífera no 

Irã apresentou queda constante. A revista, assim, anunciava, em vários momentos, os números 

                                                
7 Outra medida fora a adoção de um “caderno de investimentos”, o caderno de economia teve tamanha aceitação 

que anos mais tarde tornou-se a revista Exame. 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

98 

 

da vertiginosa diminuição na produção petrolífera e discutia, exaustivamente, a possibilidade, 

segundo seu discurso, da eminente falta do produto, acarretando desta forma, no 

esvaziamento do fornecimento de petróleo para os países ocidentais, inclusive o Brasil. Como 

para época o Irã era o segundo maior produtor e exportador do produto para o mundo, Veja 

esboçara sua preocupação seguidamente sobre esta temática. 

Na edição nº. 540, de 10 de janeiro de 1979, o semanário traz a questão do petróleo em 

um Box explicativo, sob o título: “Torneiras que fecham”, no qual, além de demonstrar a 

preocupação sobre a falta do produto no Brasil, expõe em números os prejuízos da diminuição 

na produção petrolífera iraniana para alguns países, europeus, africanos e os Estados Unidos. 

É importante observar, igualmente, a preocupação de situar o leitor geograficamente sobre o 

Oriente Médio, o que demonstra uma espécie de caráter didático e explicativo da revista.  

 

Responsável até o início da atual crise por 10% da produção mundial de 

petróleo – 280 milhões de toneladas por ano, ou 6 milhões de barris por dia -

, o Irã é um fornecedor vital para os países ocidentais e o Japão. [...] Caso 
paralisação nas refinarias se prolongue, vários países poderão ser obrigados a 

recorrer ao racionamento de combustível. Entre os mais prejudicados estarão 

a África do Sul e Israel, que não têm acesso ao petróleo dos países árabes. 
[...] O governo americano, por sua vez, fez um apelo para que os 

consumidores reduzam o gasto de combustível. (VEJA, ed.540, p.38). 

 

 

Fica evidenciado ai a preocupação da revista com a questão do abastecimento de 

petróleo, o que, como dizemos, é recorrente em várias edições ao longo do recorte deste 

estudo, ou seja, 1978-1989. Com relação às explicações sobre a falta de produção petrolífera, 

o atributo principal é o caos organizacional iraniano, decorrente do processo de revolta 

popular contra o governo.  

Assim, são comuns os relatos sobre as greves nas petrolíferas, o que propicia a visão 

de que os trabalhadores não estão sendo impedidos de trabalhar em virtude do caos, mas eles 

mesmos abandonam seus postos de trabalho, não apenas nas refinarias, mas no serviço 

público, nos bancos e nas escolas, desta maneira, gerando uma total crise nos vários âmbitos 

do Estado Iraniano. “Na semana passada, enfim, ocorreu algo inimaginável até algum tempo: 

uma onda de greves atingiu serviços essenciais como correios, bancos e aeroportos, acabando 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

99 

 

por se alastrar para o sensibilíssimo, vital setor do petróleo, base de toda a economia 

nacional”. (VEJA, ed. 531, p.40).  

 

Veja e a Revolução iraniana de 1979 

 

A edição nº. 541 de 17 de janeiro de 1979, Veja anunciava a queda da Monarquia de 

Mohammed Reza Pahlevi e o triunfo dos opositores ao seu regime. A capa desta edição 

enfatiza o povo iraniano e coloca em um pequeno Box a imagem do xá, trajado com roupas 

militares, com expressão de derrota e insatisfação.  

Entretanto, no conteúdo interno da revista, na reportagem de capa, relações 

internacionais do Irã com os Estados Unidos e a importância do Irã na economia mundial. 

Além disso, o semanário procura traçar um panorama de todo o governo de Mohammed Reza 

Pahlavi durante seus 37 anos no trono do governo iraniano. 

“Abandonado pelos Estados Unidos, o xá anuncia que deixará o Irã. Com a monarquia 

iraniana desabando, a instabilidade ronda uma região vital do mundo” (VEJA, 541, p.28). 

Esse era o título da reportagem de capa da revista, que trazia entre outras questões, a 

preocupação com o que ela chama de região vital. Tal expressão, relatada no decorrer da 

reportagem, se deve a preocupação com o abastecimento de petróleo a vários países, o qual o 

Irã é responsável. Salienta o periódico que, com a mudança governamental liderada por 

religiosos antiocidentais, as exportações poderiam sofrer embargos, o que comprometeria 

países dependentes deste recurso.  

 

E o jogo do Irã, para todo o mundo, tem consequências pesadas. Com os 
formidáveis 6 milhões de barris que, em épocas normais, jorram por dia de 

seus campos de petróleo, o Irã representa um papel de relevância na 

economia mundial, especialmente para os países ocidentais. [...] e teme-se 
que um regime antiocidental, eventualmente instalado em Teerã, possa rever 

as prioridades de suas vendas”. (VEJA, 541, p.28). 

 

 

 Com a crise governamental iraniana, em um processo de transição, sem um governo 

ou governante instalado no poder, sem um regime político declarado, o semanário lança a 

seguinte questão: “Que espécie de governo os americanos gostariam de ver instalado em 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

100 

 

Teerã?” A própria Veja na sequência responderia: “Por enquanto, as fichas de Washington 

estão lançadas no próprio governo do primeiro-ministro Bakhtiar”.(VEJA, 541, p.32).  

O governo provisório de Bakthiar, fora uma estratégia política de Reza Pahlavi para 

atenuar as manifestações e contestações ao seu governo, na tentativa de arregimentar forças 

oposicionistas, em uma possibilidade de conciliação para manutenção da monarquia. 

Entretanto, de nada adiantou tal manobra, pois a população iraniana já não o queria mais no 

governo. 

De qualquer modo, o semanário analisa que Bakthiar é moderado – um social 

democrata formado na França – o qual, ainda seria melhor para os estadunidenses do que “um 

regime inspirado no fundamentalismo religioso muçulmano, principal catalisador das massas 

sublevadas iranianas e que tem como líder um religioso exilado na França”. (VEJA, 541, 

p.32) 

Em um segundo momento, ao fechar a sessão anterior, Vejatrás um segundo título 

reportagem.  “Caindo das alturas: a vertiginosa queda do xá, do poder absoluto à solidão de 

um regime em ruínas”.(VEJA, 541, p.34).Neste título, a revista se ocupa em demonstrar a 

queda meteórica do que era conhecido como um governo estável e sem as mínimas 

possibilidades de ter um final tão repentino como o fora. Inclusive, em visita a Teerã em 

1977, um ano antes do início das manifestações, o próprio presidente dos Estados Unidos 

Jimmy Carter, relatava que nunca havia visto um governo e um país em tamanha harmonia.  

A revista procura fazer um panorama da dinastia Pahlevi, lembrando que Mohammed 

Reza Pahlavi herdara de seu pai o trono do Irã, o monarca Reza Khan. Lembra igualmente do 

episódio ocorrido em 1953, quando o xá sofrerá um golpe de estado de seu primeiro ministro 

Mossadegh, e teve de deixar o Irã as pressas. Episódio este que estava se repetindo naquele 

momento, em 1979. Entretanto, a revista deixa de mencionar que este golpe foi arquitetado 

pela CIA para enfraquecer opositores e fazer o xá retornar ainda mais influente ao Irã, abrindo 

assim, de vez, as portas do país para os Estados Unidos. 

O periódico também faz alusão a figura do xá no episódio de 1953, conhecida mais 

tarde nos Estados Unidos como “Operação Ajax” em um relato de um agente que denunciara 

o esquema para a imprensa. Neste ponto Veja diz com relação ao jovem xá, fazendo um 

contraponto com o monarca que fugia do Irã em 1979. 

 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

101 

 

Ninguém podia imaginá-lo, então como o monarca absolutista e 

empreendedor em que iria se transformar no começo da década de 1970. E 

nada indicava que o Irã, então uma relíquia decadente da antiga civilização 
persa, poderia ascender, com o boom petrolífero ao clube das nações 

milionárias do planeta.   (VEJA, 541, p.32) 

 

 

Um país portando em fase de crescimento e próspero, o qual anteriormente era 

decadente e a partir das iniciativas do xá, tornava-se uma potencia da região do Golfo Pérsico. 

Contudo, Veja omite, nesta edição, o desequilíbrio social existente no Irã, sobretudo a partir 

das iniciativas da “revolução branca” em 1963. Vale lembrar que foram justamente essas 

medidas que incitariam a população a insurgir contra o governo, no entanto, sendo 

violentamente reprimidas pelas forças militares leais ao monarca. 

Além disso, a edição não menciona o fato que as empresas responsáveis pela extração 

do petróleo eram estrangeiras, sendo assim, a maior parte da lucratividade delas, portanto, vai 

para o país de origem; que os recursos obtidos pelo governo eram revertidos em melhorias 

para a elite iraniana e não para a grande parte da população. Assim, podemos entender, a 

partir deste contexto, que a ideia de progresso entendida por Veja está ligada ao poderio 

econômico, oriundo do petróleo ou dos petrodólares e não ao contexto de bem estar social.  

 

Orientalismo
8
 e a revolução iraniana através das imagens de Veja 

 

Neste estudo, propomos a ideia de utilizar o conceito de orientalismo, capitaneado por 

Edwar Said, ao nosso objeto de estudo, a revista semanal Veja. Tal propósito se deve por 

entendermos que, a partir da análise de conteúdo do semanário, os elementos observados na 

revista exemplificam algumas das preocupações levantadas por Said em sua obra. Por 

exemplo, o dualismo entre Ocidente e Oriente fica exposto, como veremos, no conteúdo de 

Veja. Mesmo que de forma implícita, por vezes, tal elemento não deixa de ser mantido, no 

que podemos entender como uma maneira de construção de uma imagem e representação do 

                                                
8
Segundo Said, comparado a estudos orientais ou estudos de área, é verdade que o termo Orientalismo deixou de 

ser o preferido dos especialistas atuais, não só porque é demasiado vago e geral, como porque conota a atitude 

arrogante do colonialismo europeu do século XIX e do início do século XX. (SAID, 2003, p.28). 
 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

102 

 

Oriente Médio, neste caso do Irã, e da cultura e religião islâmica desta região aos leitores da 

revista. 

 

O Orientalismo não é um simples tema ou campo político refletido 

passivamente pela cultura, pela erudição ou pelas instituições; nem é 
representativo ou expressivo de alguma execrável trama imperialista 

“ocidental” para oprimir o mundo “oriental”. É antes a distribuição de 

consciência geopolítica em textos estéticos, eruditos, econômicos, 

sociológicos, históricos e filosóficos; é a elaboração não só de uma distinção 
geográfica básica ( o mundo é composto de duas metades desiguais), mas 

também de toda uma série de “interesses” que, por meios como a descoberta 

erudita, a reconstrução filosófica, a análise psicológica, a descrição 
paisagística e sociológica, o Orientalismo não só cria, mas igualmente 

mantém; é,mais do que expressa, uma certa vontade ou intenção de 

compreender, em alguns casos controlar, manipular e até incorporar o que é 
um mundo manifestamente diferente. (SAID, 2003, p.40-41). 

 

 

 Desta forma, seguindo as ideias propostas por Said, procuramos confrontar nosso 

objeto de estudo, ou seja, o conteúdo da revista Veja acerca da revolução iraniana. Neste caso, 

o conteúdo da edição 546 de 21 de fevereiro de 1979, a qual,trás em sua capa a imagem do 

líder religioso, o Aiatolá Ruhlloh Khomeini em destaque e, em um pequeno espaço no canto 

superior da capa, alguns iranianos empunhando armas, em um sinal do confronto entre civis e 

militares na insurgência popular iniciada em meados de 1978. 

Na reportagem de capa da edição 546 de fevereiro de 1979, a revista trazia o seguinte 

título: “As chamas do Islã”. A conotação com a religião islâmica é uma constante na 

reportagem de capa que segue. Nesta edição Veja faz um panorama dos eventos em Teerã a 

partir da volta de Khomeini, dando a entender, portanto, que a volta do líder teria instigado 

ainda mais as massas na tomada total desmobilização do governo anterior, ou seja, a volta de 

Khomeini é entendida como um “divisor de águas”, nos eventos acerca do processo 

revolucionário.  

 

“[...] bastaram onze dias, da presença de Khomeini em Teerã, após um exílio 

de quinze anos [...] para que a insurreição iraniana ganhasse os contornos 
definitivos de uma revolução. [...] um verdadeiro assalto popular ao poder...” 

(VEJA, 1979, p.34) 

 

 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

103 

 

A ligação de intransigência e violência ligada ao líder Ruhlloh Khomeini é constante 

nas reportagens. As imagens normalmente trazem afigura do aiatolá junto a tanques de guerra, 

armas e aos conflitos em Teerã. Quanto ao xá, a revista limita-se dizer que seu governo de 37 

anos fora conduzido com “mãos de ferro”. O periódico não deixa de frisar que junto às ações 

da massa: ataques a prédios públicos, polícia, bancos, ou seja, o caos generalizado, sempre 

ouviam-se gritos de exaltação ao líder Khomeini. 

Com relação ao caráter religioso, o semanário preocupa-se em deixar cristalizada a 

estreita ligação entre o islã e a política. Em praticamente todas as páginas que seguem, a 

questão religiosa como vetor político e contestatório é mencionado. Assim, o islamismo toma 

contornos, por vezes, fanáticos e extremos. Inclusive, nesta edição, existe um Box exclusivo 

para tratar tal assunto, com o título: “a contestação política em nome de Alá”.  

Nesta análise, Veja mostra que em Washington, o departamento de Estado chamado 

“centro de operações para crises” trabalhava vinte e quatro horas, analisando os possíveis 

desdobramentos dos eventos no Irã. Tal preocupação dava-se pelo fato da morte do 

embaixador estadunidense no Afeganistão Adolph Dubs, morto em uma troca de tiros entre, 

forças soviéticas, as quais controlavam o país neste período, e guerrilheiros muçulmanos 

xiitas.   

 

“A morte do embaixador fez extravasar para além das fronteiras do Irã, na 
mesma semana da revolução iraniana, as atenções para um fenômeno ainda 

intrigante mas que toma, dia a dia, um ritmo irreversível: a utilização da 

religião islâmica como ponta-de-lança para atos políticos extremistas”. 
(VEJA, 1979, p.35) 

 

 

 Portanto, essa vinculação direta entre a religião e o caráter político oculta praticamente 

toda questão social, na qual a revolução iraniana se pautava. Os 37 anos do governo de 

Mohammed Reza Pahlevi
9
 pouco são mencionados. O desequilíbrio social e as perseguições 

políticas a qualquer ideia oposicionista ao seu governo igualmente são ocultados. Será que o 

semanário estava preocupado com a censura do regime militar brasileiro? Seria possível 

                                                
9 Cf. COGIOLLA (2008). “No Irã, enquanto os Britânicos enriqueciam o país permanecia cada vez mais 

desigual socialmente. Na refinaria de Abadan, o salário era de 50 centavos por dia, sem direito a férias 

remuneradas, auxilio doença ou indenização por invalidez. As condições de vida eram extremamente insalubres, 
não havia água encanada nem eletricidade [...] enquanto os administradores da Anglo-Iranian vivam em enormes 

casas, com ar condicionado, piscinas e belos jardins.  



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

104 

 

pensar que relatar, de maneira mais aprofundada o governo Pahlevi seria demasiado próximo 

a realidade brasileira?  

Penso que não seria exagero de nossa parte ponderar tais questões, entretanto, 

guardadas as especificações e contexto, o Irã era transposto pelo semanário como um país em 

colapso político e isso se devia ao descontrole populacional insurgente, organizado em torno 

dos apelos de um líder religioso que, segundo Veja, utilizando da crença popular e do islã, 

promovia um assalto ao poder governamental iraniano.  

 

Modernidade x Atraso: Ocidente x islã 

 

Analisando nosso objeto de estudo através do corpus delineado, observamos 

constantemente um discurso que procura balizar conceitos como modernidade e atraso ou 

retrocesso infra estrutural, social, político, econômico e cultural quando comparado o governo 

de Mohammed Reza Pahlevi e a promulgação de uma República Islâmica. Assim, temos o 

embate entre o projeto moderno, reformador, progressista e liberal do xá, com projeto 

retrogrado, socializante, controlador do aiatolá Khomeini. 

A origem deste choque entre o Oriente Médio em relação ao modelo entendido como 

ideal, uma espécie de paradigma ocidental de sociedade: progressiva, liberal e científica, é 

debatida por Armstrong (2001), quando a autora afirma que, 

 
O mundo islâmico foi sacudido pelo processo de modernização. Em ser um 

dos líderes da civilização global, o mundo islâmico foi rápida e 

permanentemente reduzido, pelas potências europeias, a um bloco 

dependente. Os muçulmanos foram expostos ao desprezo dos colonialistas, 
que estavam tão inteiramente imbuídos do etos moderno que muitas vezes 

ficavam estarrecidos com o que eles só podiam ver como atraso, ineficiência, 

fanatismo e corrupção da sociedade muçulmana. Eles presumiram que a 
cultura europeia sempre fora progressista, e lhes faltou a perspectiva 

histórica que lhes permitirá ver que eles estavam simplesmente vendo uma 

sociedade agrária pré-moderna, e que alguns séculos mais para trás a Europa 
tinha sido exatamente tão “atrasada”. (ARMSTRONG, 2001, p.198-199). 

 

 

Para ilustrar essa discussão, podemos observar na edição 532 de novembro de 1978, 

em que Veja fazia a seguinte pergunta em um Box: “O que querem os ayatollahs?”. Após 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

105 

 

fazer uma análise conjuntural dos eventos que vinham ocorrendo no Irã, supracitados. 

Posteriormente a partir da página 42 a revista parece responder a questão.  

 
O sonho dos ayatollahs talvez seja reconverter todo o país ao ritmo imutável 

que hoje se observa na santa Qom. Ali, não há antenas de televisão a 

desfigurar a paisagem e nenhum cinema público ameaça seduzir os mais 
vulneráveis. Também não há lugar para bebidas alcoólicas, e todas as 

mulheres usam o chador, o tradicional manto que lhes cobre o rosto e o 

corpo, passando boa parte de seu tempo a tecer finos tapetes persas. (VEJA, 

ed. 532, p.42). 

 

 

No trecho acima, fica visível um preconceito com relação aos valores islâmicos 

pregados pelos religiosos. O fato de valorizar os aspectos distantes da cultura ocidental ligada 

à televisão e ao cinema, ou seja, símbolos da, nas palavras de Guy Debord (1992), “Sociedade 

do Espetáculo” é motivo de um ataque sarcástico pelo semanário. Além do distanciamento ao 

consumo de bebidas e mulheres seminuas, comuns nas sociedades ocidentais e, ao que parece 

atribuindo status positivo nisto e negativo para as mulheres muçulmanas pela sua preservação 

sexual, o que vale lembrar, recomendada no Alcorão.  

O fim e ao cabo, tais atributos, portanto, são vistos como exógenos e, desta forma, na 

visão do periódico, na contra mão da modernidade. A revista ainda terminaria está sessão 

questionando a seguinte questão: “Será possível voltar esse dia-a-dia num país onde hoje se 

constroem centrais nucleares, há intermináveis congestionamentos de trânsito e faturam-se 60 

milhões de dólares diários com as exportações de petróleo?”. (VEJA, 532, p. 42). 

Contudo, o semanário, em sua construção discursiva, ocupa-se constantemente de uma 

estratégica jornalística, a fala em terceira pessoa. Com isso, projeta-se com impessoalidade, 

dando ao receptor a ideia de objetividade, imparcialidade e, busca da veracidade no conteúdo 

reportado, uma suposta reconstrução fiel e real dos fatos. Segundo a pesquisadora Julia 

Nander Dietrich (2006), parafraseando Barros (2003)
10

. “A utilização da terceira pessoa como 

porta-voz do discurso é, um recurso utilizado na ‘criação’, ou no emprego de uma 

objetividade que ‘finge’ um distanciamento da enunciação e ao mesmo tempo lhe confere um 

                                                
10A construção midiática da identidade islâmica no pós 11/09: Demonização de uma civilização e apagamento da 
memória histórica mundial. Artigo apresentado no XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – 

UnB – 6 a 9 de setembro de 2006. Disponível em http://ebookbrowsee.net/r0319-1-pdf-d32158251. 

VEJA, 533, 22/11/78 

p.33 

FIGUR

A 6 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

106 

 

efeito de ‘verdade objetiva’ baseada na premissa da investigação jornalística”. (apud 

BARROS, 2003, p.55) 

A edição 536 de 13 de dezembro de 1978 inicia com uma citação de Khomeini ao 

povo iraniano. “Povo iraniano: sacrificai vosso sangue para proteger o Islã e depor o tirano... 

O sangue triunfará sobre a espada!” (Ayatollah Ruhollah Khomeini). Além disso, temos as 

imagens acima, as quais, mais uma vez, reforçam a questão da violência e o rancor do povo 

iraniano ao governo do xá. Desta vez, uma das imagens frisa a participação da mulher 

muçulmana no movimento que objetiva o fim da monarquia. “Mas, na prática, os ayatollahs, 

inimigos intransigentes de qualquer evolução, nunca conseguiram exercer influência ao nível 

de governo – ao contrário, receberam sucessíveis golpes da monarquia”. (VEJA, 539, p.37) 

 
No ocidente, o Islamismo começou a ser visto como força antiocidental e 

antidemocrática, instigadora de atividades subversivas e terroristas. Os 

E.U.A. nunca se conseguiram recompor da virulência antiamericana da 

Revolução Iraniana de 1978-1979. Durante meses a fio, as televisões de todo 
o mundo transmitiram imagens das multidões iranianas em fúria gritando 

slogansantiamericanos, queimando a bandeira dos Estados Unidos e 

acusando os E.U.A. de serem o “grande satã” – designação que perduraria na 
retórica fundamentalista até os nossos dias. (PINTO, 2003, p.17). 

 

 

A legenda deixa explícito seu ideal, ou seja, vingança. A segunda imagem trás a 

violência, seguidamente ressaltada, e uma sequência lógica da primeira imagem, enfim, o 

perfil de ódio pelas mortes ocorridas durante os embates entre militares e população civil. O 

que não vemos, entretanto, são fotos que mostrem as forças do xá, ou seja, o exército 

imperial, este não aparece no enfrentamento com a população, quem é colocado sempre em 

evidência, portanto, é substancialmente a população iraniana, ora mulheres, ora homens, mas 

em comum destacando os olhares raivosos e sedentos pela queda da monarquia.  

 

Considerações finais 

 

Ao fazer uma análise documental do conteúdo da revista Veja, com o propósito de 

verificar a construção de representações acerca do Irã, em um contexto revolucionário, 

podemos, a partir disto, tecer algumas considerações a respeito do estudo realizado. 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

107 

 

A revista vincula o caráter religioso como vetor propulsor do levante popular ao 

governo imperial do xá Mohammed Reza Pahlevi (1941-1979). Sendo que, o fator religioso 

apenas fora um canal de comunicação para a organização do movimento contestatório. 

Lembramo-nos que as mesquitas eram o único local não censurado pelos órgãos 

governamentais do xá. Assim, o periódico generaliza a religião islâmica e a vincula, por 

vezes, diretamente com o fanatismo ou fundamentalismo religioso. Quando, na verdade, as 

pessoas estavam sendo reprimidos e vivendo sobre o espectro do medo, devido a perseguição 

do regime monárquico, através da polícia do xá, a SAVAK.  

Outro fator importante observado é a escolha das imagens da revista para relatar os 

fatos no Irã. É comum, como foi exposto, as imagens apresentarem o caráter violento e de 

caos generalizado no Irã. O conteúdo iconográfico passa uma visão unilateral da cultura 

iraniana e islâmica, homogeneizando política, religião e cultura. Também mostra apenas os 

movimentos antigoverno, e, em momento algum, traz imagens de forças do governo em 

confronto a população civil. 

 

Sem dúvida trata-se de uma das catástrofes intelectuais da história o fato de 

que uma guerra imperialista fabricada por um pequeno grupo de 
funcionários públicos norte-americanos não eleitos, tenha sido desencadeada 

contra uma ditadura em frangalhos no Terceiro Mundo por razões puramente 

ideológicas, ligadas a dominação mundial, controle da segurança e escassez 
de recursos, porém com os reais objetivos mascarados – e sua necessidade 

defendida e explicada – por orientalistas que traíram o compromisso 

acadêmico. (SAID, 2003 p. 15-16). 

 

Outro elemento importante, o qual merece destaque é o atraso vinculado ao islamismo 

ou a mudança governamental. No discurso da revista Veja a monarquia era sinônimo de 

desenvolvimento, modernização, reforma progressista. Como vimos, para os iranianos, tais 

reformas não respeitavam os costumes e tradições da fé islâmica, fora o fato da maioria da 

população não granjear as benesses oriundas de tal processo reformista. Por outro lado, o 

regime dos aiatolás, ou a possibilidade de implantação do mesmo, era visto como atraso, 

retrocesso ou retorno a um período de decadência infraestrutural.  

Desta forma, propomos este estudo para melhor compreender como um veículo 

midiático impresso pode construir representações de uma sociedade de forma parcial e 

unilateral. Com uma estreita e pouco aprofundada Veja constrói uma imagem preconceituosa 



 

 
 

Oficina do Historiador, Porto 

Alegre, EDIPUCRS, Suplemento 

especial – eISSN 21783748 – I 

EPHIS/PUCRS- 27 a 29.05.2014, 
p.89-108. 

 

 

 

108 

 

e errônea do povo iraniano. Evidenciando o pouco ou nenhum conhecimento de causa sobre 

esta cultura, o periódico apresenta uma sociedade com simplificações e reducionismos. 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

 

ARMSTRONG, Karen. O Islã. Tradução – Anna Olga de Barros Barreto. Rio de Janeiro: 

Objetiva, 2001. 

 

BENETTI, Marcia. “A ironia como estratégia discursiva da revista Veja”. LÍBERO -

 Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. ISSN: 1517-3283. 

Disponível em http://www.casperlibero.edu.br/canais/index.php/revista-libero,c=105 acesso 

em 20 de maio de 2013 às 13h39min. 

 

CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e 

sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 

 

COGIOLLA, Osvaldo. A Revolução Iraniana. São Paulo: Editora UNESP, 2008. 

 

MACKEY, Sandra. Os iranianos: Pérsia, Islã e a alma de uma nação, tradução Solution 

Idiomas Ltda. – Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2008. 

 

Revista Veja. São Paulo, 1978-1979. Acervo digital. Disponível em 

www.veja.com.br/acervodigital acesso em 12/05/14. 

 

SAID, Edward W. Orientalismo: O oriente como invenção do Ocidente, tradução 

RosauraEichenberg – São Paulo: Companhia das letras, 2007.  

 

 
 

http://www.casperlibero.edu.br/canais/index.php/revista-libero,c=105
http://www.veja.com.br/acervodigital

