Memórias de medo

A construção do terror em A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.43227

Palavras-chave:

literatura de horror, memória, oralidade

Resumo

Ao longo dos séculos o Grotesco passou a designar, além das artes, a estética literária. É o caso da obra A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães, narrativa sobre a qual nos interessa problematizar a figuração como uma literatura de horror. Assumindo como objetivo principal identificar a presença do Grotesco e os efeitos de sentido produzidos por ele, elencamos os conceitos de Horror, a partir de H. P. Lovecraft, memória e oralidade, na perspectiva de Halbwacks, Bergson e Zumthor, respectivamente, visando analisar fragmentos da narrativa. Esperamos, assim, contribuir para com os estudos literários que apresentam tal temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva de Souza Lobo, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Doutora em Letras-Literatura brasileira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo, SP, Brasil; com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Intersignos-Literatura, Linguagem, Tradução Intersemiótica e Formação Docente. Membro da Academia Lavrense de Letras-ALL.

Evandro de Andrade Furtado, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Mestre em Letras-Literatura pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Intersignos-Literatura, Linguagem, Tradução Intersemiótica e Formação Docente.

Referências

BERGSON, H. Memória e Vida. Textos escolhidos por Gilles Deleuze. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERNARDES, M. E. Memória coletiva e contos de assombração: uma abordagem sobre a identidade e a tradição da cultura popular em Caldas, Minas Gerais. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA,23., 2016. Assis-SP. Anais […]. São Paulo: ANPUH: UNESP, 2016. p. 9-11.

BURKE, E. The Works of the Right Honourable: Project Guthenberg. [S. l.: s. n.], 2005. v. I. E-book. Disponível em: https://www.gutenberg.org/ebooks/15043. Acesso em: 10 mar. 2022.

CABALA, F. V. E. Romantismo e oralidade em A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães. Cadernos Literários, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 69-80, 2018.

GUIMARÃES, B. A dança dos ossos. In: GUIMARÃES, B. Lendas e romances. Rio de Janeiro: Garnier, 1900. p. 207-245.

GUIMARÃES, B. A dança dos ossos. In: Dominio Público. [S. l.], [20--]. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16110. Acesso em: 12 abr. 2022.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão et al. Campinas: UNICAMP, 1990.

LOVECRAFT, H. P. Supernatural horror in literature. The Palingenesis Project. [S. l.]: Wermod and Wermod Publishing Group, 2013.

OLIVEIRA, I. R. de. Gênero causo: narratividade e tipologia. Orientador: Maria Thereza Q. G. Strôngoli. 2006. 143 p. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Frenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Lobo, D. de S., & Furtado, E. de A. (2022). Memórias de medo: A construção do terror em A dança dos ossos, de Bernardo Guimarães. Navegações, 15(1), e43227. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2022.1.43227

Edição

Seção

Ensaios