Maksuna Brasileira: figurações do imigrante árabe nas narrativas de Salim Miguel
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.1.37152Palavras-chave:
Salim Miguel, Imigrante árabe, Figuração, Personagem.Resumo
Embora a imigração de povos de ascendência árabe para o Brasil remonte a 1884, é possível identificar a “aparição fantasmagórica” dessa figura em nossa literatura ainda no período colonial. Posteriormente, na medida em que se consolida o projeto nacional romântico, a figuração[1] do árabe modifica-se em nossas letras, percorrendo o tortuoso caminho da “exotização” à sua assimilação. Até o momento em que ocorre a inserção no cenário literário nacional de descendentes de imigrantes sírios e libaneses, redefinindo e problematizando a imagem unívoca e distante pintada anteriormente. A fim de refletir acerca desse complexo processo, selecionamos alguns momentos importantes da dinâmica de figuração do árabe na literatura brasileira, conferindo especial atenção à representação do imigrante árabe nas narrativas de Salim Miguel. Esse escritor não apenas dialoga com as formas de figuração do sujeito árabe ao longo da tradição literária brasileira, como também problematiza a própria ideia de uma memória única, homogeneizadora e sem fraturas em torno da qual se organiza a identidade nacional.
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