A memória do Holocausto em Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de Gonçalo M. Tavares
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.2.35976Palavras-chave:
Holocausto, memória, trauma, humanismo, Gonçalo M. Tavares.Resumo
O presente ensaio analisa a representação da memória do Holocausto no romance Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, de autoria do escritor português Gonçalo M. Tavares. Publicado em 2014, cerca de 70 anos após o final da Segunda Guerra Mundial, evento responsável por marcar profundamente o século XX, a narrativa é ambientada em um cenário pós-guerra, revisitando, assim, as consequências traumáticas de uma das maiores catástrofes da história da humanidade. O romance de Gonçalo M. Tavares aponta para a necessidade de não esquecimento dos traumas do passado. A literatura assume-se como um discurso de memória, dotada de um compromisso ético e político.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Prismas – Crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.
CYTRYNOWICZ, Roney. O silêncio do sobrevivente: diálogos e rupturas entre memória e história do Holocausto. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 123-138.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Após Auschwitz”. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003, p. 89-110.
GINZBURG, Jaime. Autoritarismo e literatura: a história como trauma. Vidya, Santa Maria, v. 19, n. 33, p. 43-51, jan/jun, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva. 2008.
PETROV, Petar. Narrativas desconcertantes: Os “Livros pretos” de Gonçalo M. Tavares. Revista Letras Comvida, Universidade do Algarve, nº3, p. 125-131, 2011.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
STEINER, George. Linguagem e ficção: ensaios sobre a crise da palavra. Trad. Gilda Stuart e Felipe Rajabally. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
TAVARES, Gonçalo M. Uma menina está perdida no seu século à procura do pai. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Navegações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.