Vladimiro Caposso, o “homem novo”: considerações sobre a distopia pós-revolucionária em Predadores, de Pepetela
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2020.1.35770Palavras-chave:
Literatura. Pepetela. Angola. Predadores.Resumo
O presente trabalho aborda a oposição entre o homem novo angolano, idealizado durante as lutas de libertação, frente à ascensão do novo homem angolano, forjado a partir de valores capitalistas no romance Predadores, de 2005. Os tensionamentos delineados pela conjugação utopia-distopia, ou seja, homem novo-novo homem, traduzem, em boa medida, não somente as problemáticas enfrentadas por Angola na atualidade, mas o elemento central da atuação literária de Pepetela: a busca por identificações a serem pensadas a partir das falhas que marcam os dois modelos subjetivos – bem como as interpretações e adaptações realizadas a partir de tais perfis. Para estudarmos a obra, recorreremos em especial a Fanon (1979), Frade (2007) e Mudimbe (2012).
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