Sobre o escritor de sucesso e temas afins: conversa com Jorge Amado e Paulo Coelho

Autores

  • Sayonara Amaral de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33018

Palavras-chave:

Jorge Amado, Paulo Coelho, Campo literário, Mercado editorial, Cultura midiática.

Resumo

Neste artigo, busca-se traçar um diálogo entre Jorge Amado e Paulo Coelho, a partir da representatividade cultural dos dois escritores. Discute-se o modo pelo qual a postura assumida por ambos junto ao mercado e à cultura midiática propicia uma dessublimação do ideal moderno de autonomia da arte, em sintonia com as transformações do campo literário nos tempos contemporâneos. Considerando que Coelho e Amado construíram trajetórias e produções literárias bastante distintas, o artigo pretende apresentar linhas de afinidade, numa perspectiva cultural, com vistas a compreender o que faz esses escritores serem reconhecidos, cada um ao seu modo, como “fenômenos” de público inigualáveis no Brasil.

 

*** Jorge Amado; Paulo Coelho; Campo literário; Mercado editorial; Cultura midiática. ***

This article aims to build a dialogue between Jorge Amado and Paulo Coelho based on the cultural representativeness of the both of the writers. This paper discuss the way in which they assumed a special posture in the mediatic market and culture that provides a desublimation of the modern ideal of art’s autonomy, It synchronizes with the transformations in the literary field in contemporaneity. This research considers that Coelho and Amado have built quite distinct trajectories and literary productions. This article intends to present lines of affinity between them through a cultural perspective, aims to understanding what makes these writers to be recognized as “phenomenon” to the unequaled public in the Brazil.

Keywords: Jorge Amado; Paulo Coelho; Literary field; Publishing market; Midiatic culture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, Jorge. Amado defende Paulo Coelho na França. Folha de São Paulo, São Paulo, Caderno Ilustrada, 18 maio 1995. Entrevista concedida a André Fontenelle. Disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/18/ilustrada/20.html. Acesso em: 22 abr. 2017.

AMADO, Jorge. Navegação de cabotagem; apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 1994.

AMADO, Jorge. Por que se comemora a caduquice? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 04 ago. 1992, p. 2. Entrevista concedida a Cintia Medeiros.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A Produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Tradução Maria da Graça Jacintho Setton. São Paulo: Zouk, 2004.

BRANDÃO, Jacyntho Lins. Poesia grega e mercadoria fenícia. In: MARQUES, Reinaldo; VILELA, Lucia Helena (Orgs.). Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: UFMG/Abralic, 2002. p. 117-134.

CANCLINI. Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: EDUSP, 2003.

COELHO, Paulo. Diário do Nordeste, 09 ago. 2015. Ao maior de todos. Disponível em:

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/coluna/paulo-coelho-1.138/paulocoelho-1.1357991. Acesso em: 13 abr. 2017.

COELHO, Paulo. Guerreiro das letras. Continente multicultural, Pernambuco, n. 15, mar. 2002. Entrevista concedida a Luciano Trigo.

COELHO, Paulo. Entrevista com Paulo Coelho. Imprensa, São Paulo, n. 7, set. 1996. Entrevista concedida a Ari Schneider.

DUARTE, Eduardo Assis. Jorge Amado e o bildungsroman proletário. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 2, p. 157-64, maio 1994.

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. O Brasil Best-Seller de Jorge Amado: literatura e identidade nacional. São Paulo: Editora Senac, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. Tradução Silvia Cristina Dotta e Kiel Pimenta. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 39-68.

MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MORAIS, Fernando. O mago. São Paulo: Planeta, 2008.

OLIVEIRA, Sayonara Amaral de. Aos cuidados de Paulo Coelho.com: um estudo de recepção nos blogs do escritor. Salvador: Edufba, 2015.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.

PAES, José Paulo. Por uma literatura brasileira de entretenimento (ou: o mordomo não é o único culpado). A aventura literária: ensaios sobre ficção e ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 25-38.

ROMANCINI, Richard. Apropriações de Paulo Coelho por usuários de uma biblioteca pública: leitura popular, leitura popularizada. 2002. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Dissertação defendida em 2002.

SILVA, Márcia Rios da. O rumor das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado. Salvador: Fundação Gregório de Matos/Edufba, 2006.

TRAVANCAS, Isabel. O livro no jornal: os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Oliveira, S. A. de. (2018). Sobre o escritor de sucesso e temas afins: conversa com Jorge Amado e Paulo Coelho. Navegações, 11(1), 49–56. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33018

Edição

Seção

Ensaios