O editor como curador: as estéticas da interrupção e da raridade nas coleções literárias contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2018.1.33014Palavras-chave:
Projetos editoriais, Coleções literárias, Amores Expressos.Resumo
O artigo visa discutir histórico e conceitualmente os projetos editoriais brasileiros de coleções literárias. Após um traçado histórico, analisaremos os principais modelos de distribuição adotados pelos projetos de livros vendidos em volumes. Na sequência, a partir dos conceitos de estética da interrupção, dispositivos editorais e raridade, pensaremos nas coleções brasileiras contemporâneas, com ênfase na “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Percebe-se que as coleções contemporâneas tendem a ser multiautorais e com temáticas que constituem uma originalidade a partir da escrita encomendada. Se as coleções são formas de comercialização e de construção de discursos, sugerimos que algumas obras, enquanto volumes de uma coletânea, devam ser analisadas levando em consideração o posicionamento de campo e o diálogo temático que desenvolvem entre si.
*** The editor as a curator: the interruption and rarity aesthetics in contemporary collections ***
We aims to discuss historically and conceptually the editorial projects of Brazilian literary collections. After a historic outline, we intend to analyze the main distribution models adopted by the book projects sold in volumes. Next, based on concepts of interruption aesthetics, editorial devices and rarity, we aim to analyze contemporary Brazilian collections, namely “Amores Expressos” (Cia. das Letras). Contemporary collections tend to be multi-author and have themes that constitute originality from the ordered manuscript. If collections are a way of commercialization and discourse construction, we suggest that some work should be analyzed taking into account the field positioning and the thematic dialogue that they develop amongst themselves.
Keywords: Editorial projects; Literary collections; Amores Expressos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco Rodrigo. Amor por encomenda: atrasada, série Amores Expressos rende mais 3 livros e ‘DR’ sobre limites da literatura por encomenda. Folha de São Paulo [Ilustrada], São Paulo, p. E1, 27 jul. 2013.
BARBOSA, Aline Leal Fernandes. Literatura em tempos expressos. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontífica Universidade Católica, Rio de Janeiro.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
DESSAUER, John P. Tudo sobre a publicação de livros: a experiência editorial nos Estados Unidos. São Paulo: Ed. Mosaico-EDUSP, 1979.
EDITORA OBJETIVA. Plenos Pecados. Disponível em:
http://www.objetiva.com.br/colecao_ficha.php?id=18. Acesso: 20 maio 2015.
FIGUEIREDO, Vera Follain de. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: 7 letras, 2010.
FOIS-BRAGA, Humberto. Trajetória histórica das coleções literárias: conceituações para os formatos de coletâneas seriadas e temáticas. Revista Trama (UNIOESTE. Online), Marechal Cândido Rondon, v. 12, p. 370-393, 2016.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: USP, 2012.
ISHIBASHI, Masataka. Description de la Terre comme projet editorial: voyages extraordinaires de Jules Verne et système de l’éditeur Hetzel. 2007. 372f. Tese (Doutorado em Littérature et Civilisation Française) – Université Paris VIII, Paris, 2007.
KORACAKIS, Teodoro. As coleções ficcionais de encomenda na literatura brasileira (1995-2004). I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, 01, 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa e Universidade Federal Fluminense, 2004. p. 01-11.
OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Ed. Cobogó, 2014.
OLIVERO, Isabelle. L’invention de la collection. Paris: Éditions de l’IMEC, Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme, 1999.
RAMOS, Tânia Regina Oliveira. Literaturas (ou leituras) sem vergonha. Revista Signótica, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 205-217, jan./jun. 2009.
REIMÃO, Sandra. Mercado editorial brasileiro: 1960-1990. São Paulo: COM-ARTE FAPESP, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Navegações implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Navegações como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.