Autoria, identidade e alteridade: Entrevista com Bernardo Carvalho

Palavras-chave: Bernardo Carvalho. Alteridade. Identidade.

Resumo

Nesta entrevista com Bernardo Carvalho, discutimos algumas questões recorrentes na sua literatura, quais sejam a relação com o outro e a sua representação, as possibilidades da linguagem literária e os conflitos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Fischgold, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, Brasil.

Doutor (2018) em Literatura Comparada pela UERJ. Realiza pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP com bolsa CNPq-Brasil (154766/2018-6). Trabalha as relações entre as literaturas africanas e a literatura brasileira, com ênfase nas representações mitológicas e relações interdisciplinares entre etnografia, literatura e linguagens audiovisuais. Membro do Grupo de Pesquisa Multi-Institucional Áfricas UERJUFRJ, e do Kaliban - Grupo de Estudos Pós-coloniais e Literatura Mundial.

Sonia Aurora Miceli, Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas, Lisboa, Portugal.

Mestre (2011) e doutora (2017) em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa. Na sua pesquisa de doutorado, investigou as relações entre literatura e antropologia nas obras de Bernardo Carvalho e de Ruy Duarte de Carvalho. No Centro de Estudos Comparatistas, foi membro dos projetos DIIA – Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos e Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema. Os seus interesses de investigação incluem a literatura brasileira contemporânea, literatura e cinema, os estudos de paisagem, as relações entre literatura e antropologia.

Publicado
2019-08-08
Como Citar
Fischgold, C., & Miceli, S. A. (2019). Autoria, identidade e alteridade: Entrevista com Bernardo Carvalho. Navegações, 12(1), e32402. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2019.1.32402
Seção
Documentos/Entrevistas