Nota sobre a recepção de Rilke na lírica brasileira do segundo pós-guerra

Autores

  • Vagner Camilo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.28357

Palavras-chave:

Rilke, Neoclassicismo, Lírica brasileira moderna, Geração de 45

Resumo

O presente artigo integra um estudo mais longo (CAMILO, 2013) sobre a conversão
neoclássica que marcou tanto a lírica de nomes representativos do Modernismo brasileiro (como Drummond, Jorge de Lima, Murilo Mendes e Augusto Meyer) nos anos 1940 e 1950, quanto a poesia da então emergente geração de 45. Para essa conversão, muito contribuiu as concepções sobre o poético de nomes como Eliot, Valéry e Rilke. Interessa aqui discutir alguns aspectos da recepção deste último apenas, partindo do que já inventariou a crítica a esse respeito.

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Note about the reception of Rilke in the Brazilian lyric of the second post-war

Abstract: This article is part of a longer study (CAMILO, 2013) on the neoclassical conversion that marked both the lyric poetry of representative poets of Brazilian Modernism (such as Drummond, Jorge de Lima, Murilo Mendes, and Augusto Meyer) in the 1940s and 1950s, and the poetry of the emerging geração de 45 (generation of 45). The works and poetic conceptions of Eliot, Valéry, and Rilke contributed decisively for this conversion. Here, it is important to discuss only a few aspects of the reception of Rilke’s poetry and ideas from what critics have already cataloged.


Keywords: Rilke; Neoclassicismo; Modern Brazilian lyric; Geração de 45 (Generation of 45)

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Publicado

2017-09-05

Como Citar

Camilo, V. (2017). Nota sobre a recepção de Rilke na lírica brasileira do segundo pós-guerra. Navegações, 10(1), 71–78. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.28357

Edição

Seção

Ensaios