Memória e imortalidade nas recordações de Sousa Bastos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2016.2.23370Palavras-chave:
arquivo, biografia, memória, teatro português, Sousa Bastos.Resumo
A obra Recordações de Teatro, escrita pelo autor, jornalista, dramaturgo, diretor e empresário português Antonio de Sousa Bastos (1844-1911), assemelha-se a um dicionário biográfico, contendo informações sobre uma lista numerosa de artistas, não só reconhecidos na cena teatral portuguesa e brasileira, mas também relevantes mundialmente. Na presente análise, atentamo-nos para os procedimentos da escrita biográfica de uma grande variedade de nomes registrados na obra e, por isso, livrados do esquecimento. Por meio da leitura desses textos biográficos, pode-se constatar também o fluxo cultural entre Brasil e Portugal nos séculos XIX e XX, promovido por uma quantidade numerosa de artistas que cruzavam o Atlântico nos dois sentidos da rota.
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Memory and immortality in the memoirs of Sousa Bastos
Abstract: Recordações de teatro, a work written by the Portuguese author, journalist, playwright, director and businessman, Antonio de Sousa Bastos (1844-1911), resembles a biographical dictionary, containing information about a large list of artists, not only recognized in the scenario of both Portuguese and Brazilian drama, but also globally relevant. In the analysis we develop hereby, we aim at studying the procedures of biographical writing of a variety of names registered in the work of Sousa Bastos and, therefore, salvaged from oblivion. By reading those biographical texts, one can also observe the cultural exchange between Brazil and Portugal in the nineteenth and twentieth centuries, promoted by a large number of artists who crossed the Atlantic in both directions of the route.
Keywords: archive; biography; memory; Portuguese drama; Sousa Bastos.
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