Tempo de deserto: literatura e engajamento em Claraboia, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4276.2014.2.16356Palavras-chave:
José Saramago, Romance português, NeorrealismoResumo
romance póstumo de José Saramago, Claraboia (2011), foi escrito no início dos anos 50, ainda sob a forte influência do neorrealismo. O romance apresenta semelhanças temáticas e formais com obras neorrealistas, como Suor, de Jorge Amado, e Casa da malta, de Fernando Namora. Seus personagens são párias sociais, pessoas recolhidas em um espaço degradado, vivendo em condições desumanas. Claraboia descreve o lento processo de tomada de consciência social, que separa o intelectual engajado e comprometido com seu momento histórico, do homem alienado e alijado de seus básicos direitos. Deste modo, o herói de Claraboia antecipa o personagem H., de Manual de pintura e caligrafia (1977).
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Tempo de deserto: literature and commitment in José Saramago’s Claraboia
Abstract: The José Saramago’s posthumous novel, Claraboia (2011), was written in the early ‘50s, still under the strong influence of neorealism. The novel presents formal and thematic similarities with novels of neorealism, as Jorge Amados’s Suor and Fernando Namora’s Casa da malta. Its characters are social outcasts, people gathered in a degraded area, living in inhumane conditions. Claraboia describes the slow process of social awareness, which separates the intellectual engaged and committed to their historical moment, from the alienated man, alienated from their basic rights. Thus, the hero of Claraboia anticipates the character H., of Manual de pintura e caligrafia (1977)
Keywords: José Saramago; Portuguese novel; Neorealism
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