O reconhecimento das marcas de uma notícia por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental

Autores

  • Cláudia Belmonte Rahal Centro Universitario Metodista do Sul IPA

Palavras-chave:

Moldura da superestrutura da notícia, Leitura e Escritura, Consciência Lingüística.

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar as marcas da moldura da superestrutura da notícia identificadas por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola de Porto Alegre durante a leitura, e o uso dessas marcas, como determinante do gênero textual em estudo, no momento da escritura, verificando o nível de consciência lingüística e as correlações estabelecidas entre os dois processos pelos sujeitos da pesquisa. Para concretizar as investigações, utilizamos cinco instrumentos: uma forma representativa da moldura de uma notícia, uma entrevista a respeito das marcas identificadas na forma representativa, um texto/fonte, uma entrevista sobre as marcas reconhecidas na moldura do texto/fonte e a produção de uma notícia. Os resultados evidenciaram que há uma correlação positiva entre as marcas da moldura da superestrutura identificadas e reconhecidas durante a leitura e as utilizadas no momento da produção da notícia. A análise das entrevistas individuais realizadas com os sujeitos também deixa claro que o nível de consciência lingüística é fator decisivo na identificação da moldura da superestrutura da notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Belmonte Rahal, Centro Universitario Metodista do Sul IPA

Mestrado em Linguistica PUCRS Professora Curso de Letras IPA

Downloads

Publicado

2009-07-29

Como Citar

Rahal, C. B. (2009). O reconhecimento das marcas de uma notícia por alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. Letrônica, 2(1), 105–122. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4907