Um elo entre letramento digital e o ensino de inglês para a formação de leitores brasileiros

Autores

  • Nelza Mara Pallu Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23497

Palavras-chave:

Formação de Professores de Inglês, Leitura e Literatura, Letramento Crítico Digital.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência realizada com o objetivo de enriquecer a formação de professores de inglês, de modo que eles interagissem de forma mais contundente na formação de leitores, propiciando condições significativas à aprendizagem. O trabalho foi proposto através de um projeto específico, denominado Projeto Literamento nas Aulas de Inglês (PLAI), inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Letras/Inglês e aplicado em turmas do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Paraná. A metodologia adotada privilegiou a integração dos estudos do Letramento Crítico, do Letramento Digital, da Literatura e das Abordagens Discursivas para o ensino de Línguas Estrangeiras. Os resultados demonstraram que esta composição metodológica multifacetada proporcionou a construção de atividades inovadoras nas aulas de inglês e promoveu o interesse e a motivação da aprendizagem, favorecendo a inserção de todos os participantes do projeto no mundo dos letramentos. Os dados revelaram ainda que o uso de tecnologias e da literatura nas aulas de inglês favoreceu o processo de formação de leitores. Contudo, para o desafio do letramento dos sujeitos é necessário investir na formação inicial e continuada de professores nas universidades em todas as áreas do conhecimento. O programa PIBID pode ser o local propício para junção destes esforços.

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Biografia do Autor

Nelza Mara Pallu, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora em Letras da UNIOESTE - colegiado do curso de Letras; Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – linhas de pesquisa: Inovações Sócio-tecnológicas e Ação Extensionista da UNIOESTE; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória – CNPq; Bolsista Programa Capes/PIBID-Coordenadora subprojeto Letras/Inglês.

 

Professora Doutora em Letras da UNIOESTE; Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – linhas de pesquisa: Inovações Sócio-tecnológicas e Ação Extensionista da UNIOESTE; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Poéticas do Imaginário e Memória – CNPq; Bolsista Programa Capes/PIBID-Coordenadora subprojeto Letras/Inglês.

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Pallu, N. M. (2016). Um elo entre letramento digital e o ensino de inglês para a formação de leitores brasileiros. Letrônica, 9(2), 355–369. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23497