EMOÇÕES EM COMUNICAÇÃO: INTENÇÃO OU RELEVÂNCIA?

Autores

  • Claudia Strey PUCRS

Palavras-chave:

Inferências, Intenções, Emoções

Resumo

O objetivo desse artigo é demonstrar que o processo comunicativo é guiado por uma relação estreita entre emoções, intenções e inferências. Nesse sentido, apresenta-se, primeiramente, a proposta da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson (1995), cuja aposta na racionalidade impede uma explicação adequada da interferência das emoções no processo comunicativo. Em seguida, descreve-se a Teoria do Diálogo, de Campos (2010), a fim de demonstrar que seu construto teórico é mais adequado e possui um maior potencial explicativo para abordar a relação entre emoções e intenções.

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Biografia do Autor

Claudia Strey, PUCRS

Mestranda em Linguística pela PUCRS, com estudos na interface Semântica/Pragmática, abordando as relações entre Linguística, Comunicação e Cognição. Bolsista CNPq.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

Strey, C. (2011). EMOÇÕES EM COMUNICAÇÃO: INTENÇÃO OU RELEVÂNCIA?. Letrônica, 4(2), 16–31. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/9133