A Compreensão do Sentido Inscrito em <i>Making a Difference</i>

Autores

  • Cristina Rörig PUCRS

Palavras-chave:

Teoria da Argumentação na Língua, Teoria dos Blocos Semânticos, Polifonia, Leitura, Língua Inglesa.

Resumo

Objetiva-se apresentar a análise de um discurso em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (ANL) de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização do presente trabalho, escolheu-se o discurso Making a difference de um livro didático de ensino médio. Para a análise, são identificados os encadeamentos argumentativos que o constituem, suas unidades de sentido, com base em conceitos da segunda fase da ANL (Polifonia) e do terceiro momento (Teoria dos Blocos Semânticos). Conclui-se o trabalho com algumas considerações sobre a construção do sentido no discurso, a qual se realiza pelos elementos lingüísticos e é produzida por um locutor para um interlocutor. Este trabalho oferece subsídios teóricos para os estudos do discurso e complementa análises realizadas à luz de outras teorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-23

Como Citar

Rörig, C. (2008). A Compreensão do Sentido Inscrito em <i>Making a Difference</i>. Letrônica, 1(1), 35–51. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/4328

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)