A sociolinguística da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37508

Palavras-chave:

Sociolinguística, consciência sociolinguística, reconhecimento de palavras, compreensão linguística

Resumo

Este texto apresenta contribuições da Sociolinguística para a leitura, a partir da observação da leitura em voz alta em sala de aula. Assumindo que a consciência sociolinguística pode ser preditora de sucesso na leitura, apresentamos panoramicamente modelos de leitura e as pistas de superfície de natureza sociolinguística que permitem inferir níveis de leitura, considerando a dimensão do reconhecimento de palavras e da compreensão linguística. Com este diagnóstico impressionístico, o professor pode direcionar ações para o aprimoramento das habilidades, mesmo fora do período de aprendizado inicial.

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Biografia do Autor

Raquel Meister Ko Freitag, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, SE, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE).

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Freitag, R. M. K. (2020). A sociolinguística da leitura. Letrônica, 13(4), e37508. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37508