Os sentidos do “novo mundo” nas publicidades da Latam Airlines sobre a pandemia no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39873

Palavras-chave:

Signo ideológico, Avaliação social, Discurso publicitário

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar os sentidos do signo “novo mundo” a partir de três posts publicitários da Latam Airlines, publicados em sua página do Facebook. O recorte privilegiou os posts com imagem e texto em que aparecia materialmente o signo “novo mundo”, em uma amostra discursiva tomada entre os meses de março e setembro de 2020. Apresentamos uma seção teórica em que discutimos o signo ideológico conforme Volóchinov (2017) e uma seção em que tratamos da questão do enunciado concreto e sua abordagem metodológica a partir do Círculo de Bakhtin. A análise relaciona os três posts publicitários com momentos distintos de compreensão da pandemia de Coronavírus pela sociedade: um “novo mundo” em emergência, no primeiro, em consolidação, no segundo; e como já dado no terceiro post. Consideramos, por fim, que o “novo mundo” que a Latam constrói em seu discurso é sua forma de enfrentamento da pandemia e sua estratégia ideologicamente construída para vender passagens, que ocorre simultaneamente à retomada das atividades econômicas da sociedade.

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Biografia do Autor

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoJ (UNESP), Araraquara, SP, Brasil.

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC); graduada em Letras Português-Inglês; doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara (PPGLLP/ UNESP-FCLAr), em Araraquara, SP, Brasil. Membro do SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso (UNESP-FCLAr). Desenvolve a tese com apoio da CAPES.

 

Nathan Bastos de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil; mestre em Linguística pela mesma instituição. Graduado em Letras com habilitação em Português, Espanhol e Literaturas respectivas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE/UFSCar). Professor substituto na área de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, RS.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Camargo, G. C. V., & Souza, N. B. de. (2021). Os sentidos do “novo mundo” nas publicidades da Latam Airlines sobre a pandemia no Facebook. Letrônica, 14(4), e39873. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39873

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