Atenção e emoções

Um binômio para o ensino da leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38656

Palavras-chave:

Atenção e emoções, Neuropsicologia da leitura, déficit de atenção em leitura

Resumo

A compreensão leitora depende de elementos relacionados ao texto, ao autor e ao leitor. Além de conhecimento linguístico e conhecimento de mundo, o aparato cognitivo do indivíduo assume vital importância no processo de leitura. A memória é um componente cognitivo de fundamental importância para a aprendizagem e ao qual pesquisadores têm dedicado muitos estudos. Porém, a memória é um componente que depende da atenção para a sua formação e sofre grande influência das emoções. Atenção e emoções, por sua vez, apresentam uma inter-relação bastante estreita, na medida em que as emoções podem influenciar o foco atencional. São apresentados neste artigo três fatores apontados pela literatura que podem modular a relação entre atenção e emoções —  a saber, a relevância de estímulos distratores, a motivação e as características individuais dos sujeitos — e , na sequência, discute-se de que modo a conjugação destes elementos pode beneficiar o professor no planejamento do ensino da leitura. 

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Biografia do Autor

Taís Bopp da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFP), Pelotas, RS, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem; professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil. Coordenadora atual do projeto de pesquisa “Metacognição e pensamento crítico no aprendizado de linguística”. Realizou estágio pós-doutoral na Faculty of Social and Behavioural Sciences, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

Silva, T. B. da . (2021). Atenção e emoções: Um binômio para o ensino da leitura. Letrônica, 14(2), e38656. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38656